Geral

SAÚDE

Piauí decreta emergência para conter avanço da gripe aviária

Decreto tem duração de 180 dias e analisa a contaminação em outros estados do Brasil

Da Redação

Sábado - 29/07/2023 às 15:44



Foto: iepec.com Gripe Aviária
Gripe Aviária

O governo do Piauí publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (28) um decreto que declara Estado de Emergência Zoossanitária em todo território do Piauí por conta do avanço da gripe aviária H5N1. O decreto é assinado pelo governador Rafael Fonteles e pelo secretário de Defesa Agropecuária, Fábio Abreu.

No Piauí, ainda não há casos confirmados da doença. No entanto, o decreto de nº 22.256 se dá a partir das infecções que estão acontecendo em outros estados. Desde o início do ano, o Ministério da Agricultura já investigou 1.609 casos suspeitos de gripe aviária, dos quais 365 passaram por análise laboratorial e 71 foram confirmados ao longo do litoral do país em uma faixa de municípios do sul da Bahia ao sul do Rio Grande do Sul. Desses, dois casos no Espírito Santo e Santa Catarina foram confirmados em aves de subsistência.

O decreto do governo do Piauí expressa que as medidas de monitoramento, ações preventivas e análise de riscos da doença contarão com a cooperação dos municípios e do setor privado, observados os princípios e diretrizes adotados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

A ADAPI, Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Piauí, irá editar as normas para o decreto e o acompanhamento da evolução da doença e do risco de contaminação a aves do estado do Piauí.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: