PANDEMIA

Pesquisa aponta que 200 mil piauienses contraíram Covid-19 em apenas uma semana

Na última terça-feira (16) a investigação estimava que haviam 134 mil pessoas com Covid, hoje são 334 mil infectados


Governador Wellington Dias

Governador Wellington Dias Foto: Piauihoje.com

Durante transmissão ao vivo iniciada por volta das 13h20 desta segunda-feira (22), o governador Wellington Dias informou que o Piauí tem cerca de 336 mil pessoas infectadas com o novo coronavírus, de acordo com investigação sorológica realizada pelo Estado na última semana, quando a pesquisa anterior estimava 134 mil contaminados. Ou seja, em apenas uma semana mais de 200 mil piauienses contraíram a Covid-19, o que também mostra que o índice de transmissibilidade da doença aumentou nesse prazo, passou de 1.3 para 1.5, segundo o Instituto Amostragem.

"Tivemos crescimento no índice de pessoas infectadas em todo o estado. Na última terça-feira, quando encerramos a penúltima pesquisa, haviam 134 mil pessoas com o coronavírus, desse total 73 mil ainda transmitia o corona. Agora passamos para 334 ml pessoas e o índice de transmissibilidade. As pessoas deixaram de cumprir regras do isolamento social, isso faz com que haja mais pessoas em movimento e sendo infectadas, uma parte delas vai para o adoecimento", explicou.

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 20 de junho, com 4.009 pessoas de 11 municípios no Piauí, no qual 412 testaram positivo para a doença. A estimativa de pessoas infectadas para o Piauí é de 336.386, dessas, cerca de 111 mil ainda estão transmitindo o vírus. Se antes 10 pessoas infectavam 13 outras pessoas, agora 10 pessoas estão infectando 15. A pesquisa estima ainda que a população piauiense que já entrou em contato com vírus passou de 4% para 10%, isso acarretou um crescimento de 2,5 vezes em apenas uma semana.

Se aumentou o total de casos da Sars-CoV-2, diminuiu no Piauí o número de enfermos com síndromes respiratórias.

"As síndromes respiratórias agudas e graves tiveram uma forte redução. Chegamos a ter numa semana pacientes graves com pneumonia, H1N1, Influenza, chegamos a 510 pacientes. Agora caiu para 72 na última semana. Esse é um dado muito positivo, pois são pacientes que disputam vagas com os da covid-19", disse.

CONFIRA EM TEMPO REAL A LIVE:


Notícias relacionadas

Wellington Dias prorroga decreto e mantém comércio fechado até 6 de julho

Piauí chega a 502 mortes e governador decreta luto de uma semana em homenagem a vítimas da Covid-19

Próxima notícia

Dê sua opinião: