Internautas relataram na manhã desta quarta-feira (10) que diversos perfis de personalidades políticas da esquerda, entre elas o perfil oficial do presidente Lula (PT), deixaram de aparecer nos resultados de busca do Instagram. Segundo o site Metrópoles, a equipe de comunicação do PT se reuniu com representantes da Meta, empresa responsável pelo Instagram e pelo Facebook, para tratar sobre o problema.
O partido acionou a plataforma após lideranças petistas denunciarem que seus perfis estavam sendo omitidos do buscador do Instagram. As queixas começaram ainda na segunda-feira (9/12).
“A empresa alega um problema específico no sistema de buscas de contas do Instagram — e que isso não estaria afetando apenas deputados, senadores e lideranças da esquerda, mas também nomes da direita (…) Disse a eles que, mais uma vez, fica a sensação de que a plataforma atua em benefício da direita, em detrimento do campo progressista. Não é a primeira vez que algo nesse sentido acontece”, declarou o secretário nacional de Comunicação do PT, Éden Valadares, ao Metrópoles.
Usuários e internautas nas redes comentaram amplamente a situação. Há quem caracterize o episódio como censura, já outros acreditam ser um BUG.
Fonte: Com informações de Metrópoles