
O Piauí está entre os 12 estados contemplados pelo Leilão de Transmissão nº 4/2025, aprovado nessa terça-feira (23) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O certame, que acontece no dia 31 de outubro na B3, em São Paulo, prevê investimentos totais de R$ 5,53 bilhões em todo o país e a geração de mais de 13 mil empregos diretos e indiretos.
No caso do Piauí, os empreendimentos integram o Lote 2 do leilão, que também abrange Maranhão, Paraíba e Pernambuco. Entre as obras previstas estão linhas de transmissão e subestações voltadas para o escoamento da energia gerada no Nordeste e para reforçar o atendimento às regiões centro-norte do Piauí e leste do Maranhão.
As obras incluem a linha de transmissão de 230 kV Caxias II – Teresina II, com 92 quilômetros de extensão, e outra de 14 km entre Teresina e Teresina III, que irá aproveitar a faixa de uma linha atualmente em operação e que será desativada. Também está prevista a instalação de equipamentos de controle automático rápido de reativos (CARR) para melhorar a estabilidade do sistema.
Segundo a ANEEL, o prazo para conclusão das obras do Lote 2 é de 54 meses. A expectativa é que, além de ampliar a confiabilidade do fornecimento, os empreendimentos reforcem a capacidade de escoamento da energia renovável produzida no Nordeste, especialmente a solar e a eólica, segmentos em que o Piauí vem se destacando nos últimos anos.
O leilão ocorre após aprovação do edital pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e deve atrair empresas interessadas em ampliar participação no setor elétrico.
Fonte: ANEEL