Turismo Rural

“Sisteminha Embrapa" leva tecnologia aos produtores rurais de Teresina


Sistema de Produção de Alimentos - Sisteminha Embrapa

Sistema de Produção de Alimentos - Sisteminha Embrapa Foto: Maria Eugênia Ribeiro/Embrapa Meio Norte

Os empreendedores de turismo rural e donos de propriedades da zona rural Leste de Teresina terão a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre produção de alimentos através de o curso "Implantação do Sisteminha Embrapa", ministrado pelo pesquisador da Embrapa Meio-Norte, Luiz Guilherme. A capacitação começa nesta sexta-feira (30), às 18h, no Sítio Alegria, região da Cacimba Velha. A programação segue até o domingo (01). 

O objetivo do curso é capacitar os agricultores rurais para atuarem como multiplicadores da tecnologia do Sistema Integrado Alternativo da Produção de Alimentos, conhecido como "Sisteminha Embrapa". A capacitação irá contribuir com a renda do agricultor familiar, além de ajudar no desenvolvimento da região.

"Esse curso vai formar multiplicadores para disseminar tecnologia na zona rural de Teresina. Com isso, nós estamos contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar e com uma produção mais eficaz, onde os empreendedores possam estar comercializando na Feira do Turismo Rural", ressalta Teresinha Ferreira, uma das coordenadoras do curso.

O evento é uma organização do Grupo de Turismo Rural, coordenado por Teresinha de Jesus Ferreira da Silva e Maria de Jesus Sousa e Silva e tem o apoio do Portal PiauíHoje.com

Tanque de Peixes do Sisteminha Embrapa/Foto: Embrapa Cocais

Sisteminha Embrapa - Desenvolvido em 2011 pelo pesquisador da Embrapa Meio-Norte, Luiz Guilherme, o "Sisteminha Embrapa" segue um modelo agrícola sustentável, com aproveitamento de materiais disponíveis nas regiões de implantação. A tecnologia consiste no tripé peixe, aves e húmus, em associação com outras atividades da cadeia alimentar, como a cultura de hortaliças e frutas, por exemplo.

Durante a capacitação, os produtores aprenderão a construir os módulos básicos que compõem o "Sisteminha Embrapa". O módulo básico é a piscicultura e cada produtor adota os módulos disponíveis de acordo com seus interesses. A tecnologia desenvolve-se aos moldes da inovação aberta, com a forte participação dos beneficiários moldando o desenvolvimento e evolução da tecnologia. Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outras instituições.

Assista ao vídeo do Programa Globo Rural sobre o Sisteminha Embrapa:


Fonte: Redação Piauí Hoje

Siga nas redes sociais
teresinha Ferreira

teresinha Ferreira

Teresinha é economista e idealizadora da feira do turismo rural.
Próxima notícia

Dê sua opinião: