
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta sexta-feira (22/8), durante a cúpula de países amazônicos em Bogotá, a realização da COP30 em Belém (PA), marcada para novembro de 2025. Em resposta às críticas sobre a infraestrutura da capital paraense, Lula afirmou que o objetivo é expor ao mundo a verdadeira situação da Amazônia, e não promover um evento de luxo como em cidades ricas.
“Seria mais fácil fazer a COP em um país rico. A gente está fazendo na Amazônia, em situações, sabe… Não é como Paris, como Dubai. Não vai ser em nenhum lugar chique desse. É a Amazônia. E a gente quer que as pessoas vejam a real situação. Das floresta, dos nossos rios, dos nossos povos que moram lá, para a gente saber que temos uma tarefa quase hercúlea, para que a gente possa cuidar dessa questão climática”, afirmou Lula.
O presidente disse ainda que enxerga a conferência como prioridade em seu governo e que espera resultados efetivos do encontro.
“Não quero fazer da COP um desfile de discurso, de panfletos, de ideias e conclusão zero. Quero conclusão para ver se a gente dá um passo adiante e sai da mesmice que estamos”, declarou.
Além disso, Lula convidou os líderes da região amazônica para a inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), em Manaus (AM), prevista para o dia 9 de setembro.
Fonte: Metrópoles