Geral

PARCERIA

Iphan e Polícia Federal estabelecem cooperação mútua no Piauí

As ações envolvem proteção do patrimônio histórico e nova sede da PF no estado

Da redação

Sexta - 04/10/2024 às 18:07



Foto: Divulgação Reunião na Superintendência do IPHAN
Reunião na Superintendência do IPHAN

Na última quarta-feira (02/10), em Teresina (PI), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Piauí (Iphan-PI) e a Superintendência Regional da Polícia Federal no Piauí (SR/PF/PI) se reuniram para discutir propostas de colaboração mútua.  

Estiveram presentes na reunião a superintendente do Iphan-PI, Teresinha Ferreira, a superintendente da SR/PF/PI, Melissa Pastor, e o superintendente substituto da SR/PF/PI, Ezequias Martins, a Chefe da Divisão Técnica do Iphan-PI, Marília Dias, e os arqueólogos Pedro Gaspar e Luzia Leal.  

Na reunião foi debatido o licenciamento ambiental da área em que será construída a sede da Polícia Federal em Teresina. A nova sede será instalada entre a Av. Ulisses Marques e a Av. Presidente Kennedy, na capital piauiense, e a equipe de técnicos do Iphan dará celeridade ao processo, dada a urgência da contratação da obra. 

Outro assunto em pauta foi a proteção do prédio da Estação Ferroviária de Teresina, bem tombado desde 2013, que vem sendo depredado. Para fortalecer a segurança do local, está sendo discutida a instalação de câmeras pela PF. “A estação teve restauro concluído em junho deste ano e vem sendo depredada por pichadores. As câmeras serão instaladas para a identificação dos responsáveis pelo dano ao patrimônio histórico”, explicou a superintendente do Iphan-PI. Fundada em 1926, a Estação Ferroviária será a nova sede do Instituto e contará com um complexo cultural de acesso público.  

Por fim, o último acordo foi de atuação conjunta dos dois órgãos em fiscalizações no estado, especialmente na região sul, na defesa do patrimônio arqueológico, material e imaterial piauiense.  

Fonte: IPHAN

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: