
O inverno, que teve início no Hemisfério Sul com o solstício em 20 de junho, tem causado queda significativa nas temperaturas durante a madrugada e níveis muito baixos de umidade relativa do ar no Sul do Piauí. A combinação desses fatores tem criado um clima semelhante ao desértico na região.
Nas primeiras horas da manhã, as temperaturas variam entre 10ºC e 20ºC, enquanto à tarde os termômetros ultrapassam os 30ºC, acompanhados por umidade relativa do ar abaixo dos 15%, índice classificado como estado de alerta pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Esses dados foram observados em municípios como São João do Piauí, Oeiras e Corrente.
A climatologista Sara Cardoso, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), explica que o inverno não traz chuvas, mas influencia na queda das temperaturas pela manhã, além de afetar os ventos durante o período de transição do outono para o inverno.
“Nós estamos no inverno, no Hemisfério Sul. A gente chama de solstício de inverno, que é quando o sol está iluminando menos o Hemisfério Sul. A gente observa temperaturas mínimas nas primeiras horas. As temperaturas variam entre 10 e 20 graus em alguns dias. E, durante a tarde, a gente tem umidades típicas de desertos. Umidade abaixo de 15%, o que já aconteceu em São João Piauí, Oeiras e Corrente, com temperaturas também elevadas. Então, são características atmosféricas típicas de deserto que a gente só vê no inverno”, destacou.
As temperaturas mais baixas registradas no período foram 13,1ºC e 13,4ºC, nos dias 16 e 15 de junho, respectivamente, ambas em Corrente, e 19,8ºC em Paulistana, no dia 15 de junho.
A variação significativa entre as temperaturas mínima e máxima diárias, conhecida como amplitude térmica, é apontada como responsável por desconfortos à saúde e pelo reforço do clima desértico.
Segundo Sara Cardoso, essas características são mais evidentes em áreas de chapada, regiões mais elevadas e com baixa pressão atmosférica, como o município de Corrente, onde é comum que as temperaturas alcancem os 10ºC durante o inverno.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como estado de alerta a umidade relativa do ar entre 12% e 20%, faixa em que a região tem se mantido em diversos municípios.
Cuidados recomendados à população
Diante das condições climáticas, recomenda-se:
Beber bastante água para manter a hidratação
Utilizar soro fisiológico para lubrificar olhos e narinas
Manter os ambientes internos úmidos com umidificadores, toalhas molhadas ou recipientes com água
Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h
Evitar aglomerações em ambientes fechados
Usar hidratantes corporais e faciais
Aplicar protetor solar diariamente
Evitar banhos muito quentes e prolongados
Caso apareçam sintomas como tosse persistente, febre, dificuldade respiratória ou irritação nos olhos que durem mais de três dias, é recomendada a busca por atendimento médico.
Fonte: SECOM/PI