Geral

INSS realiza mutirões de BPC e benefício por incapacidade em Teresina e Parnaíba

As equipes da Gerência-Executiva de Teresina estão mobilizadas para os trabalhos, que serão no sábado (28) e domingo (29)

Da Redação

Terça - 24/10/2023 às 17:21



Foto: Divulgação William Machado, gerente executivo do INSS no Piauí
William Machado, gerente executivo do INSS no Piauí

O Mutirão do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social será em duas cidades. Em Teresina, a ação será na agência localizada na zona leste da capital do Piauí. Ela fica na Avenida João XXIII, 3231, no bairro São Cristóvão. As equipes da Gerência-Executiva de Teresina estão mobilizadas para os trabalhos, que serão no sábado (28) e domingo (29).

"Os serviços ofertados são perícias médicas, como parte do processo de reconhecimento de diretos no pedido de BPC/LOAS e também de benefícios por incapacidade. Estão previstos 390 antedimentos, com participações de sete peritos médicos e mais quatro servidores do INSS, na Agência Teresina Leste", explica o gerente-executivo do INSS no Piauí, William Machado.

Em Parnaíba, estão marcadas, para o mesmo fim de semana, 90 avaliações sociais, destinadas a avaliar requerimentos de Benefícios de Prestação Continuada à pessoa com deficiência. Os serviços serão ofertados na APS, que fica localizada na rua Humberto de Campos, 512. centro.  A ação em Parnaíba, município localizado a 333 quilômetros da capital, contará com cinco assistentes sociais e mais quatro servidores, todos dos INSS.

"Combinamos que esta ação também será nos dias 28 e 29 de outubro. Dessa forma, nossas equipes estarão sincronizadas nas mesmas datas, mas em locais diferentes, para darmos mais abrangência no atendimento ao nosso público", esclarece o chefe do serviço de benefício do INSS, Tyago Rodrigues.

O Benefício de Prestação Continuada à pessoa com deficiência paga um salário mínimo, devido ao requerente portador de alguma deficiência, independente da idade, que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção e nem de tê-la provida por sua família. Por outro lado, para ter direito ao benefício por incapacidade temporária, é necessário comprovar, em perícia médica, a incapacidade para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 (quinze) dias consecutivos. Além disos, em regra, para ter direito a este benefício, é preciso cumprir carência de 12 contribuições mensais. As vagas serão agendadas pelo telefone 135 ou pelo Meu INSS.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: