
A fumaça do incêndio no Parque Nacional de Brasília está cobrindo a capital federal. Nesta terça-feira (17), o Plano Piloto, especialmente a Asa Norte, está envolto em uma densa nuvem de fumaça, acompanhada de um cheiro forte e fuligem.
O incêndio, que começou no domingo (15) por volta das 11h30, pode ter sido causado por ação criminosa, levando a Polícia Federal a iniciar um inquérito.
As queimadas já destruíram cerca de 2 mil hectares do Parque Nacional de Brasília, uma área de Cerrado nativo rica em nascentes, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Com 147 dias sem chuvas este ano no DF, o clima quente e seco tem agravado a situação e dificultado o combate ao fogo. Em resposta, o Corpo de Bombeiros Militares do Distrito Federal (CBMDF) suspendeu todas as concessões de férias, abonos anuais, dispensas e participações em cursos e seminários.
A qualidade do ar nas áreas próximas ao parque levou a Secretaria de Educação do Distrito Federal a permitir que as escolas suspendam as aulas. A decisão fica a critério das unidades escolares, que podem optar pela suspensão conforme julgarem necessário.
Fonte: Agência Brasil