Geral

ENTREVISTA

Importância do Comitê da Bacia Hidrográfica do Parnaíba é discutida em entrevista

O edital para seleção dos membros interessados em fazer parte do comitê foi lançado em janeiro

Redação

Domingo - 16/02/2020 às 08:41



Foto: Ascom Entrevista
Entrevista

O presidente interino do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba (CBH Parnaíba), Avelar Damasceno, concedeu entrevista ao programa "Repórter Antares" da rádio Antares, na manhã desta última sexta-feira (14), e tratou da importância da instalação do comitê e ainda sobre a eleição dos membros da nova diretoria, que acontecerá nos próximos meses.

Para Avelar Damasceno, com a instalação do comitê e a eleição diretoria para a gestão 2020-2024, haverá um gerenciamento cada vez mais participativo, composto por membros dos mais diversos setores, como órgãos públicos e sociedade civil. "Vale pontuar que o comitê é um órgão público extremamente importante para implementação de programas que tratam sobre a Bacia do Rio Parnaíba. Será instalado para fazer o gerenciamento integrado, participativo e descentralizado em toda bacia hidrográfica do rio Parnaíba, que envolve o Piauí, o Ceará e o Maranhão, e está mobilizando todas as entidades ligadas a sociedade civil, entidades públicas e a população, que terá representação significativa dentro do comitê", ressaltou.

Durante a entrevista, o presidente interino destacou ainda a importância dessa fase de divulgação do papel do comitê e da conscientização de toda a sociedade. "Esse momento agora, de divulgação e apresentação do que é o comitê, é extremamente importante, pois é nesse momento que contribuímos com a conscientização e esclarecemos sobre o papel do comitê e, principalmente, conscientizamos as entidades que devem participar da Política Nacional de Recursos Hídricos, bem como das políticas estaduais, especificamente no caso do Piauí, Maranhão e Ceará", pontuou Avelar Damasceno.

O edital para seleção dos membros interessados em fazer parte do comitê foi lançado em janeiro. Podem fazer parte do processo eleitoral agentes das prefeituras municipais, entidades representativas de usuários de água, instituições de ensino e pesquisa, membros de colegiados de recursos hídricos e do meio ambiente e associações da sociedade civil com atuação na bacia hidrográfica.

O primeiro seminário regional do CBH Parnaíba vai acontecer dia 30 de março, no auditório da Federação das Indústrias do Piauí (FIEPI), em Teresina (PI), e segundo Avelar Damasceno apontou durante a entrevista, está sendo organizado com muito cuidado. "Tudo está sendo feito com muita competência e eficiência. O comitê é um grande fórum, um espaço altamente democrático. Não é mais aquela cultura 'manda quem pode e obedece quem tem juízo', não é mais assim, e isso é muito bom para todo o processo de gerenciamento integrado, participativo e descentralizado da região hidrográfica do rio Parnaíba", finalizou. 

Fonte: Comitê Parnaíba

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: