Geral

EDUCAÇÃO

Grupo de Educação Fiscal percorre cidades piauienses com palestras educativas

Iniciativas visam conscientizar os cidadãos desde a infância sobre o papel dos tributos no desenvolvimento da sociedade e a necessidade de acompanhar e participar da gestão pública.

da Redação

Quarta - 17/07/2024 às 14:08



Foto: Governo do Piauí/Divulgação Grupo de Educação Fiscal
Grupo de Educação Fiscal

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PI), por meio do Grupo de Educação Fiscal do Estado do Piauí (GEFE-PI), percorreu durante o primeiro semestre de 2024 as cidades de Boa Hora, Boqueirão do Piauí, Buriti dos Montes, Campo Maior, Jatobá do Piauí, São João da Serra, Sigefredo Pacheco, Nossa Senhora de Nazaré, Cocal de Telha, Castelo do Piauí, Juazeiro do Piauí, Assunção do Piauí, Castelo do Piauí e São Miguel do Tapuio levando o ciclo de palestras sobre educação fiscal.

Alunos e professores participam das ações educativas que destacam a importância da transparência e do controle social sobre os gastos públicos. Essas iniciativas visam conscientizar os cidadãos desde a infância sobre o papel dos tributos no desenvolvimento da sociedade e a necessidade de acompanhar e participar da gestão pública.

Foto: Governo do Piauí/Divulgação

A educação fiscal nas escolas é crucial para formar cidadãos conscientes sobre a importância dos tributos e a gestão dos recursos públicos. Ela promove o entendimento das responsabilidades civis e incentiva a participação ativa na fiscalização do uso do dinheiro público. Além disso, contribui para a formação de uma sociedade mais justa e informada, reduzindo a sonegação fiscal e fomentando a transparência. Estimula o desenvolvimento de uma cultura de responsabilidade e ética desde cedo, explica a coordenadora da Educação Fiscal, Maria Alcionea Machado.

O GEFE-PI é formado por representantes da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Superintendência da Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE), Secretaria da Educação (Seduc) e Receita Federal. Uma das ações do Programa de Educação Fiscal é levar às escolas públicas informações sobre como são utilizados os impostos pagos pela população.

Foto: Governo do Piauí/Divulgação

As escolas beneficiadas nos últimos meses foram: Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Pedro Coelho de Resende, Ceti Professor Antonio dos Reis e Silva, Ceti Antonio Deromi Soares, Ceti Professor Raimundinho Andrade, Ceja Profa Mulata Lima, Ceti Candido Borges Castelo Branco, U.E Patronato N S de Lourdes, U.E 13 de Março, U.E Briolanja Oliveira, Ceti Leopoldo Pacheco, Ceti Valdivino Tito , U E José Olímpio da Paz, U E Petronio Portela, Ceti Professor Francisco Luiz de Oliveira, U.E João Mariano Ribeiro, Ceti Dr Jerônimo dos Santos e Silva, Ceti Dr José Ribamar Lopes, Ceti Job de Macedo Brito, Ceti  Cônego Cardoso, U.E de João Alves de Macedo Filho, U.E Milton Salviano da Silva, Ceti Sebastião Alves dos Reis, U.E Francisco Sales Martins, U.E Eulina Campos, Ceti Conego Cardoso, Ceti Dr. João Alves de Macedo Filho, Ceti Dona Rosaura Muniz Barreto e Ceti Lima Rebelo.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: