
O Piauí pode ganhar novos voos regionais e internacionais. O Governo do Estado apresentou à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nessa terça-feira (19) um projeto que concede incentivos às companhias aéreas para ampliar rotas e facilitar o acesso a destinos turísticos e culturais do litoral e do interior.
A proposta prevê subvenção econômica para empresas que incluírem rotas semanais entre cidades do Piauí, excluindo Teresina, e outros destinos nacionais ou internacionais. O objetivo é fortalecer a aviação regional, conectar melhor as diversas regiões do Estado e facilitar o acesso a serviços, negócios e atrativos turísticos.
Se aprovado, o projeto pode beneficiar tanto o litoral quanto o interior. Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia, destinos já consolidados pelo turismo de praia, e cidades históricas e culturais como Oeiras, São Raimundo Nonato e Bom Jesus, por exemplo, terão mais chances de entrar em rotas aéreas fixas, encurtando distâncias e atraindo visitantes.
De acordo com o texto da proposta, a ampliação dos voos também favorece setores como agronegócio, comércio e serviços, além de gerar emprego e renda para as comunidades locais. “A expansão da malha aérea reduz o isolamento de municípios, dinamiza cadeias produtivas e contribui para a interiorização do desenvolvimento”, aponta o governo.
Agora, o projeto segue em tramitação na Assembleia Legislativa, onde será discutido antes de ir à votação.
Fonte: SECOM/PI