Geral

AGRICULTURA FAMÍLIAR

Governo do Estado incentiva a produção de alimentos a partir de sementes crioulas

A Secretaria da Agricultura Familiar distribuiu cerca de 50 toneladas de sementes crioulas de milho e feijão na safra 2023/2024.

Da Redação

Terça - 23/07/2024 às 10:45



Foto: Foto: Geirlys Silva Maria Francisca Gomes, presidente da Associação de Pequenos produtores Rurais da Comunidade Chapada do Mucambo
Maria Francisca Gomes, presidente da Associação de Pequenos produtores Rurais da Comunidade Chapada do Mucambo

Uma das principais características da agricultura familiar é a produção de alimentos saudáveis. Uma das maneiras de garantir essa prática é com o cultivo das chamadas sementes crioulas – que mantém suas características originais sem alteração genética ou uso de produtos químicos.

Uma das ações da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), por meio do Programa de Distribuição de Sementes e Mudas, é a entrega de sementes crioulas. Com um investimento de R$ 700 mil, foram compradas, no ano-safra 2023/2024, um total de 50 toneladas de sementes crioulas, sendo que, dessas, 25 toneladas de feijão e 25 toneladas de milho, distribuídas para agricultores familiares em todo o Piauí.

Foto: Geirlys Silva

A SAF também atua no aumento da distribuição de sementes crioulas, incentivando a criação e a expansão das Casas de Sementes. Em 2023, cerca de 50 casas iniciaram no programa com a formação de estoques de sementes crioulas, beneficiando mais de 10 mil famílias no campo. 

Foto: Geirlys Silva

O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da SAF, Antônio Pereira, explica que as sementes crioulas que são compradas pela secretaria são produzidas pelos próprios agricultores, que adotam técnicas de manejo de cultivo e armazenamento.

É importante a gente reforçar que essas sementes crioulas são compradas pela SAF, das Casas de Sementes, e são produzidas pelos próprios agricultores familiares, dentro do que eles já vêm trabalhando. O Estado está dando a oportunidade de aquisição para os agricultores produzirem essas sementes. Uma estratégia de fortalecimento dos bancos de sementes para que eles sejam produtores e fornecedores das sementes crioulas, disse o gestor.

Foto: Geirlys Silva

Vantagens das sementes crioulas

Além de garantir alimentos mais saudáveis, o cultivo de variedades crioulas favorece o meio ambiente e auxilia no combate às mudanças climáticas. Isso ocorre porque as variedades são adaptadas às condições climáticas das localidades rurais onde foram historicamente cultivadas.

Agricultores familiares ressaltam a importância da produção a partir de sementes crioulas. A agricultora Maria Francisca Gomes, que é presidenta da Associação de Pequenos Produtores Rurais da Comunidade Chapada do Mucambo, localizada no município de Picos, foi beneficiada com as sementes e têm hoje uma plantação de milho e de feijão a partir das sementes crioulas.  Ela conta que oferece alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e que, com o apoio da SAF, tem mantido a sua produção.

Nós somos 31 famílias da associação que entraram nesse projeto, um incentivo muito grande, onde os técnicos estavam nos mostrando como manusear a plantação. É claro que a gente teve que ficar bem capacitado para poder caminhar com nossos próprios pés, desde 2020, e hoje aplicando o conhecimento adquirido, todas as mudas estão produzidas, apontou a agricultora.

A SAF, que também distribui sementes de milho e feijão tradicionais – ou seja, as não crioulas – objetiva aumentar a distribuição de sementes crioulas. Atualmente, o programa tem parceria com casas de sementes presentes em seis municípios e pretende aumentar, para a safra 2024/2025, para 60 toneladas distribuídas.

Fonte: CCOM/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: