
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou na sexta-feira (25) a portaria que autoriza a nomeação de 4.330 candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Essa medida permitirá que 16 órgãos e entidades federais iniciem as nomeações para cargos que não exigem curso de formação, com expectativa de início já em maio.
A responsabilidade pela condução dos processos de nomeação e posse dos novos servidores ficará a cargo de cada órgão, que deverá seguir os trâmites legais para formalizar as contratações. A expectativa é que as primeiras publicações de nomeações comecem a ocorrer já no mês de maio.
A portaria tem como base a Lei Orçamentária Anual de 2025, que já foi sancionada e assegura os recursos necessários para as nomeações. A documentação técnica e jurídica que possibilitou a autorização já foi elaborada pelo MGI e aprovada pela Secretaria de Orçamento Federal (SOF).
Os órgãos contemplados incluem ministérios como o da Gestão e da Inovação, Agricultura e Pecuária, Cultura, Saúde e Planejamento, além de instituições como o Incra, Inep, Funai, IBGE e AGU. As vagas são para cargos de nível médio e superior, abrangendo analistas, técnicos, especialistas e pesquisadores em diversas áreas, como administração, educação, estatística, engenharia, comunicação, tecnologia e políticas públicas.
O CPNU, realizado pela primeira vez em 2024, visa otimizar o processo seletivo para o ingresso no serviço público federal, reunindo diversas seleções em uma única plataforma. A medida busca tornar o acesso ao serviço público mais eficiente e menos burocrático, beneficiando tanto os candidatos quanto os órgãos públicos.
Fonte: Brasil 247