Geral

Firmino Filho diz que Parque da Cidadania é um espaço agradável para a

Finalização SDU Firmino Filho Parque da Cidadania Obra

Quarta - 06/01/2016 às 16:01



Foto: Alepi/Caio Bruno Prefeito Firmino Filho
Prefeito Firmino Filho
A finalização da obra do Parque da Cidadania está próxima e o prefeito Firmino Filho fez uma visita à obra na manhã desta quarta-feira (06). Na companhia do superintendente da SDU Centro/Norte, João Pádua, e do superintendente executivo, Angelo Cavalcante, Firmino verificou o andamento das últimas etapas do parque: o viaduto, o museu, arborização e iluminação.

"A última etapa da obra é a construção do viaduto na Miguel Rosa, ligando à rua Juliano Moreira. Essa rua vai sair na lateral do Shopping Rio Poty e vai fazer a ligação com a Marechal Castelo Branco. Vai ser uma saída importante também", explicou o prefeito.

Segundo Angelo Cavalcante, está sendo feita a finalização da concretagem das fundações do viaduto e, depois disso, os operários trabalharão na montagem da parte pré-moldada. "Temos uma espécie de arrimo de concreto que vai suportar o aterro. O viaduto será reto, um pouco inclinado por conta da altura da Miguel Rosa. A pessoa vai ter a opção de entrar na rua Desembargador Freitas e pegar o viaduto, atravessando para o Cabral e saindo na Marechal Castelo Branco. Estamos fazendo a concretagem do último tubulão. A partir daí a execução é fácil porque é basicamente montagem. São oito vigas metálicas e o tabuleiro em lages pré-moldadas de concreto", afirmou o superintendente executivo.

O prefeito destacou a importância da obra para a cidade, que se tornará uma opção de lazer ao ar livre para as famílias numa área bem central da cidade.

"Temos o museu de arte santeira, que já está sendo concluído, temos a casa da administração, que também está em fase de conclusão, e estamos iniciando a parte de arborização e iluminação. Acredito que em dois meses estará concluída a obra toda. Foi uma obra muito trabalhosa porque além de todas as restrições que toda obra pública tem, tivemos também o controle do Iphan, tudo precisa da autorização do órgão. É um parque entorno de um ponto histórico, que é a Estação do Metrô. Onde estamos construindo o museu antigamente era a casa de máquinas e reparos nos trens. Construímos um anfiteatro e a cobertura não pode ser feita porque comprometia a visão do entorno, até a altura da arquibancada teve que ser regulada. As cores do museu são as mesmas da estação. A largura das tesouras foram reguladas também. É uma obra que conta com essa regulação qualificada do Patrimônio Histórico. É uma obra muito bonita. O Parque da Cidadania é um espaço muito agradável de lazer para a população. É basicamente um parque de lazer, tem pista de caminhada, ciclovia, pista de skate, anfiteatro, academia, playground", diz Firmino.

Também nesta manhã, o prefeito vistoriou o andamento de várias obras na região norte, como o calçamento de ruas no Parque Brasil, a Unidade Básica de Saúde do Buenos Aires, o asfalto na rua Alto Longá, localizada no bairro Primavera II, a obra de duplicação da avenida Poti Velho e a finalização da ampla reforma no Mercado do São Joaquim.

No Parque Brasil, a população demonstrou a satisfação com as obras de calçamento e com a avenida Poti Velho. "Eu sou um dos primeiros moradores daqui e acho que essas obras vão melhorar nossa estrutura. Nós labutamos muito para que isso fosse feito e a gente tem uma alegria grande em ver que agora está assim", disse seu José Alves de Almeida ao prefeito.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: