Geral

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

Estudante piauiense Manoel Nunes vence o 'Prêmio Nobel da Ciência Jovem'

O estudante é o criador do projeto "Rover aquático autônomo para monitoramento da qualidade da água: uma ferramenta portátil de baixo custo"

Da Redação

Terça - 27/08/2024 às 16:14



Foto: Reprodução/Instagram Piauiense Manoel Nunes vence o 'Prêmio Nobel da Ciência Jovem'
Piauiense Manoel Nunes vence o 'Prêmio Nobel da Ciência Jovem'

O estudante piauiense Manoel Nunes, de 17 anos, venceu o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, considerado o "Nobel da Ciência Jovem". O resultado foi divulgado nesta terça-feira (27). Manoel Nunes foi o primeiro nordestino a representar o Brasil na competição.


Nessa segunda-feira (26), o estudante realizou a apresentação de seu projeto "Rover aquático autônomo para monitoramento da qualidade da água: uma ferramenta portátil de baixo custo" ao júri da etapa internacional, para a final do Prêmio, na Suécia. O representante brasileiro foi acompanhado pelo diretor do SJWP Brasil, Witan Silva, durante o curso de suas três apresentações, que consistiram em apresentação da ideia, demonstração do projeto e apresentação do protótipo desenvolvido à três júris distintos.

Estudante da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Diocesano em Teresina (PI), Manoel Nunes foi o vencedor da etapa brasileira deste ano do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize – SJWP).

O Rover Aquático é um equipamento autônomo para monitoramento de qualidade da água, que consiste em um barco com sensores que medem parâmetros da água, como pH, turbidez, temperatura e oxigênio dissolvido útil – projeto que pode beneficiar especialmente regiões carentes por conta do seu baixo custo.

Segundo Manoel, a ideia surgiu quando ele viu diversas notícias em telejornais que mostravam o sofrimento das comunidades ribeirinhas por conta da poluição, causada principalmente por metais pesados como o mercúrio.

Para utilizar o equipamento, deve-se inserir a área que deseja monitorar e receber todas as informações automaticamente durante seu funcionamento - via computador ou celular. A proposta promete revolucionar a forma como o monitoramento é realizado tanto por órgãos públicos quanto privados.

O Prêmio

O Stockholm Junior Water Prize é uma competição voltada para estudantes com idades entre 15 e 20 anos, que desenvolveram projetos de pesquisa que podem ajudar a resolver grandes desafios relacionados à água. A competição atrai dezenas de milhares de inscrições de aproximadamente 35 países.

A premiação tem sido realizada anualmente desde 1997, tornando-se uma parte popular da Semana Mundial da Água. Os participantes da rodada final são vencedores de competições nacionais. Seus trabalhos são cuidadosamente revisados por um júri de especialistas internacionais em água.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: