Geral

HOMENAGEM

Encontro dos rios terá esculturas de Iemanjá e Oxum, deusas de religiões de matriz africana

Os monumentos foram produzidos pelo artesão Jean Pimentel, que também fez a Iemanjá da Avenida Marechal. O local se tornará mais um ponto turístico da cidade

Da Redação

Domingo - 02/06/2024 às 18:07



Foto: Divulgação Imagem da deusa Oxum
Imagem da deusa Oxum

O Polo Cerâmico de Teresina, localizado na zona norte da cidade, terá dois monumentos de deusas das águas das religiões de matriz africana a partir da próxima quarta-feira (04). O ponto turístico receberá a presença de duas Orixás ligadas às águas, Oxum e Iemanjá, no bairro Poti Velho.

A inauguração do monumento Deusas das Águas acontece dia 4 de junho, a partir das 16h no Encontro dos Rios. As atividades dos povos de Terreiro começam no Encontro dos Rios com um cortejo até o Polo Cerâmico, onde serão instalados os monumentos. As esculturas foram produzidas pelo artesão Jean Pimentel, que também fez a Iemanjá da Avenida Marechal.

Representação da deusa Iemanjá 

Na inauguração haverá três tendas, representando falanges espirituais que atuam nos terreiros: dos Ciganos, dos Léguas e dos Pretos Velhos, abençoando os trabalhos e a consagração do monumento, além de atendimentos aos visitantes.

No panteão afro-brasileiro, Oxum é a Orixá da beleza, prosperidade, fertilidade e a grande estrategista. A que vence uma guerra sem derramar uma gota de sangue.

Iemanjá é a grande mãe. Mãe de Oxóssi, Ogum, Exu e ainda pega Obaluayê para criar. Mãe de todas as cabeças. É, possivelmente, a Orixá mais reverenciada no país, a exemplo de ser celebrada no mar na virada de ano, dia 2 de fevereiro e em outras datas.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre: