Geral

Empresário piauiense é preso acusado de roubo de carga de soja no Mara

empresário prisão roubo cargas Maranhão

Terça - 05/04/2016 às 17:04



O dono de um armazém em Bertolínia-PI, o empresário José Wilson de Sousa Pimentel, está preso juntamente com outras pessoas na cidade de Loreto, no Maranhão, acusados de receptação e associação criminosa. Eles foram presos em flagrante no último dia 31 de março acusado de fazerem parte de uma quadrilha de roubo de cargas. Nesta segunda-feira (04), o juiz da Comarca de Loreto, José Pereira Lima Filho, homologou a prisão de todos os investigados. Na operação, a polícia apreendeu 5 carretas e 300 toneladas de soja.

A Civil do Maranhão descobriu o esquema ao encontrar dois homens, Aureliano Fonseca Damasceno e Valdineres Pereira dos Santos, descarregando um caminhão no dia 31 de março, sem saber esclarecer a origem da carga. “ Não souberam explicar, cometendo várias contradições, confessaram que a carga de soja era desviada. Contaram que o sr. José Wilson de Sousa Pimentel da cidade de Bertolínia (PI), proprietário de um armazém de grãos, os havia contratado”, disse o delegado de Loreto-MA, Fagno Vieira.

Os outros presos na operação foram: José Flávio dos Santos Ferreira, o, Mayk Tyson; Mauro Charles da Silva, o ‘Pica-Pau’; Kennedy Rodrigues Ribeiro, ‘ Keninho, e Washington Alves de Siqueira Filho, o ‘Neném’.

Ao investigar as conversas no Whatsapp do motorista com o suposto receptador, foi descoberto agendamento de uma descarga de 20 toneladas de soja para quinta-feira (31) no mesmo local e que sexta-feira (1°) essa carga toda seria entregue a um comprador em Balsas.

Até o momento, os envolvidos confessaram o esquema. O empresário José Wilson possui um depósito na BR-135, em Bertolínia.

INVESTIGAÇÕES APONTAM MAIS ENVOLVIDOS
A polícia já sabe que empresas corretoras de grãos do Estado do Piauí participavam do esquema. Transportadoras também estão sendo investigadas. Para o delegado do caso, é possível o envolvimento de mais pessoas e que o prejuízo para os produtores seja muito maior.

Pelas investigações, três grandes fazendas de plantio de grãos da Região Sul do Maranhão estavam sendo prejudicadas com o esquema de desvio de cargas, que já vinha sendo feito desde o ano passado.

Por enquanto, o suspeito e alvo principal da polícia é o empresário José Wilson, de Bertolínia. “Um funcionário da fazenda nos confidenciou que esse esquema conseguiu desviar carga integral, não só o sobrepeso. Pelo menos em duas oportunidades, eles desviaram a carreta fechada. Então, é muito maior do que a gente imaginava no primeiro momento. Só na fazenda dele, foram desviadas 35 toneladas por semana desde o ano passado, quando a produção ainda era de milho”, disse o delegado Fagno Vieira.

Fonte: com informes do 180graus

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: