Geral

EXPO FAVELA

Empreendedores da Expo Favela são contemplados com Programa de Aceleração

Objetivo é qualificar os expositores e prepará-los para a participação na Expo Favela Brasil em SP

Da Redação

Sexta - 06/10/2023 às 16:15



Foto: Divulgação Valciãn Calixto apresentando projeto aos empreendedores
Valciãn Calixto apresentando projeto aos empreendedores

Uma parceria entre a Central Única das Favelas (CUFA Piauí) e Governo do Estado, através da Investe Piauí, contemplou os 10 empreendedores finalistas da etapa estadual da Expo Favela Innovation Piauí 2023 com um Programa de Aceleração de Statups.O projeto foi divulgado nessa quinta-feira (05).

O objetivo do programa é preparar os empreendedores para representar o Piauí na Expo Favela Brasil, que vai ocorrer em dezembro em São Paulo,  onde os expositores piauienses vão disputar com os demais estados.  

“A CUFA Piauí cumpre um propósito com essa parceria que é de conectar dois mundos, o dos empreendedores das favelas com o Governo, as instituições e investidores que podem ajudar a ampliar ainda mais estes projetos, gerando qualificação e por consequência mais renda, ficamos felizes”, diz Valciãn Calixto, presidente Estadual da Central Única das Favelas do Piauí. 

"Tivemos a honra de receber os dez empreendedores finalistas da Expo Favela Piauí, eles participarão do Programa de Aceleração da Investe Piauí, uma iniciativa que usa a metodologia do MIT para capacitar e apoiar os empreendedores inovadores do nosso Estado. Acreditamos no potencial da favela e no seu poder de transformação e parabenizamos os finalistas e os organizadores da Expo Favela Piauí", celebrou Laura Aquino, diretora de Desenvolvimento de Negócios e Relações Empresariais da Investe Piauí.

Após a feira que aconteceu dias 15 e 16 de setembro no Atlântic City, esta foi a primeira vez que os dez finalistas se encontraram e puderam se conhecer melhor, além de trocar ideias sobre seus empreendimentos. “Eu estou gostando muito, estou aprendendo, minha mentalidade está se abrindo muito e eu agradeço pela oportunidade”, falou Rômulo Natan, empreendedor na Arte em Pneus, que reutiliza pneus de veículos que seriam descartados para produzir conjunto de mesa e cadeiras, araras, jarros, entre outros produtos. Ele faturou mais de mil reais nos dois dias de Expo Favela em Teresina.

Expo Favela Piauí

No Piauí, a Expo Favela teve um público de 6.254 pessoas rotativas durante os dois dias de evento e movimentou cerca de R$ 100 mil entre produtos comercializados e investimentos aportados nos negócios dos empreendedores.

Durante a etapa de inscrições, a feira recebeu 250 propostas e destes 60 foram convidados e participaram do evento ganhando estande gratuito e personalizado pra expor seu negócio ao publico visitante.

Dos 60 expositores, 10 foram selecionados para representar o Piauí na Expo Favela Brasil, com passagem de avião garantida através de parceria entre a CUFA Brasil e a empresa de avião Gol.

Perfil dos Empreendedores

Dos 10 empreendedores que vão representar o Piauí na @expofavelabrasil no mês de dezembro em São Paulo, 7 são mulheres, 5 são pretas e os segmentos de cada negócio vão desde inovações no vestuário, meio ambiente a culinária inclusiva.

1 - Rômulo Natan/Arte em Pneu - artes e decorações com reciclagem de pneus;
2 - Daniela Hannah - Mude os Hábitos, Mude o Mundo (educação ambiental)
3 - Neura - NC Pizzas (culinária inclusiva, produz queijo vegetal zero lactose);
4 - Joana Victoria - Tecidos Ori Ayabá (especializada em estamos afro);
5 - Casa Maker - Nonato e Joselé (cursos e oficinas itinerantes);
6 - Catiene - I9Nursing (serviços acessíveis de podiatria;
7 - Ana Cristina - Artesanas (artesanato diversificado)
8 - Jaqueline - Aje Omi (biocosméticos e saboaria natural);
9 - Iramaira - Bonita Fios (looks especializados em crochê);
10 Marley - Alchemists (jardins sustentáveis)

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: