
O empresário Antônio Carlos de Mesquita, dono da rede de lojas Toinho Variedades, foi preso na manhã desta segunda-feira (21) pelos crimes de falsificação de documentos e sonegação fiscal. A prisão ocorreu por determinação do juiz Antônio Lopes de Oliveira, da 10ª Vara Criminal da Comarca de Teresina. Os crimes foram praticados entre 2011 e 2015. Ele foi condenado a 18 anos de prisão em regime fechado.
O mandado de prisão preventiva foi cumprido pela Delegacia Especializada no Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária e as Relações de Consumo (Deccoterc). Antônio Carlos e o irmão Carlos Augusto de Mesquita foram condenados a 18 anos e 7 meses de reclusão em regime fechado pelo crime de sonegação fiscal. A sentença é do dia 18 de dezembro deste ano. O prejuízo chega a quase R$ 1,5 milhão aos cofres públicos.
Antônio Mesquita foi conduzido para a Central de Flagrantes e passará por audiência de custódia. Segundo a denúncia do Ministério Público Estadual (MPPI), os acusados praticaram o crime através da loja Toinho Variedades localizada no bairro Dirceu Arcoverde, na zona Sudeste de Teresina.
Eles cometeram irregularidades fiscais, omitindo a informação ou prestação de declaração falsa às autoridades fazendárias. Em sua sentença, o juiz destacou que o crime atribuído aos acusados está substanciado pelo confronto das receitas obtidas pelo faturamento com cartão de crédito, informando receita inferior à relatada pelas operadoras de cartão de crédito.
Aguarde mais informações!