CAMPANHA

Dia “D”do Enfrentamento ao Abuso a Explosão Sexual no Piauí acontece amanhã (18)


Dia D

Dia D Foto:

Acontece nesta quarta-feira (18), uma mobilização intitulada como o “Dia D”, com o objetivo de mobilizar a população ao enfrentamento do abuso sexual na infância e na adolescência.

A iniciativa é do Comitê Piauiense de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes do Piauí. A mobilização vai acontecer iàs 08h, no cruzamento da Rua Goiás com a Avenida Frei Serafim. Em seguida, os participantes seguirão para a sede da Ação Social Arquidiocesana (ASA), localizada no Centro Pastoral Paulo VI, onde os assistidos pelos serviços realizarão apresentações culturais.

De acordo com Carla Simone, Secretária Executiva da ASA, outras ações estão sendo elaboradas para acontecer até o fim do ano. “Não é mais aceitável que o Brasil e a sociedade como um todo fechem os olhos para a questão da violência sexual contra crianças e adolescentes. Nos mobilizamos nessa data, mas não significa que vamos parar de falar sobre essa questão no resto do ano. As ações desenvolvidas nessa data são uma forma de dar uma sacudida no país todo e chamar a atenção para as crianças que são violentadas sexualmente no Brasil e no mundo”, explicou.  
 
Como nasceu a data
O dia 18 de maio foi instituído, em 2000, pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES).

Como denunciar casos de abuso ou exploração sexual

O Disque 100 é o canal de denúncias oficial do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e recebe diariamente denúncias anônimas de qualquer violação de direitos humanos, incluindo situações de violência sexual contra crianças e adolescentes. Também é possível realizar denúncias por meio Conselho Tutelar, no Ministério Público ou nos órgãos policiais e delegacias especializadas. Outro canal disponibilizado é o aplicativo “Sabe – Conhecer, Aprender e Proteger”, que possui o objetivo de facilitar a comunicação e o pedido de ajuda de crianças e adolescentes em situação de violência.

Dia “D”do Enfrentamento ao Abuso a Explosão Sexual no Piauí acontece amanhã (18)

Cânion do Rio Poti será gerido por Conselho Gestor da Unidade de Conservação (UC)

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: