Mais uma cidade do interior do Piauí está prestes a dar um salto na área da saúde e educação. A Universidade Federal do Piauí (UFPI) confirmou a implantação de um novo curso de Medicina em seu campus de Floriano, com as primeiras turmas iniciando as atividades no primeiro semestre de 2026. A medida reforça a política de interiorização do ensino superior público e a expansão da formação médica no estado.
A confirmação foi dada pelo ex-presidente da Comissão de Saúde da Câmara, o deputado federal Dr. Francisco (PT) após uma reunião no Ministério da Educação (MEC), onde foram acertados os últimos detalhes para a liberação do curso. De acordo com o parlamentar, que também é médico, o processo está na fase final, tendo passado por análises técnicas e sanitárias dos órgãos competentes.
“Já está tudo muito bem encaminhado. Tivemos a primeira análise pela Secretaria de Educação Superior (SESU), foi vistoriado e aprovado pelo Ministério da Saúde, e agora aguardamos apenas a aprovação final para a emissão da portaria. Com isso, a UFPI poderá contratar imediatamente os servidores para as vagas já asseguradas para 2026”, explicou o deputado.
Aposta na Educação
A abertura de novos cursos de Medicina em universidades federais do interior do país é uma das frentes de atuação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para reduzir desigualdades regionais e ampliar o acesso à educação de qualidade.
Dados do próprio MEC mostram que a expansão de vagas em cursos estratégicos, como Medicina, é uma meta, com investimentos voltados para a interiorização, garantindo que profissionais se formem e, potencialmente, atuem nas próprias regiões, combatendo a carência de médicos no interior.
Com a portaria ministerial, a UFPI terá aval para iniciar o processo seletivo para a contratação de professores e técnicos administrativos, estruturando toda a logística necessária para receber os calouros. “Em breve teremos a assinatura da portaria pelo ministro Camilo Santana”, completou Dr. Francisco.
Interiorização da saúde
O curso de Medicina em Floriano será o terceiro da UFPI, que já oferta a graduação em Teresina e Picos. A instituição já manteve o curso em Parnaíba, que hoje é de responsabilidade da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).
A implantação do novo curso é um marco para a região de Floriano e circunvizinhanças, promovendo não apenas a geração de conhecimento, mas também o desenvolvimento econômico local e a expectativa de melhorar a assistência em saúde, formando profissionais com vínculo regional.
vista aérea do Campus Amílcar Ferreira Sobral, em Floriano
Fonte: Assessoria do parlamentar
Mais conteúdo sobre:
#Curso de Medicina UFPI #Medicina em Floriano #UFPI Floriano 2026 #interiorização do ensino superior #governo Lula educação #expansão Medicina Piauí #MEC