Geral

AGRESSOR

Corpo de Bombeiros abre processo para expulsar sargento que agrediu ex-esposa em Teresina

Conselho de Disciplina pode recomendar expulsão ou afastamento compulsório do agressor

Da Redação

Terça - 11/02/2025 às 12:55



Foto: Divulgação Gilvan é acusado de violência doméstica contra a ex-esposa Yara Ataíde
Gilvan é acusado de violência doméstica contra a ex-esposa Yara Ataíde

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI), coronel José Arimatéia Rêgo, instaurou um Conselho de Disciplina contra o sargento Gilvan de Freitas Rodrigues, réu na Justiça por agredir a ex-companheira, a jornalista Yara Ataíde. A portaria foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feira (11).

O Conselho de Disciplina será presidido pelo major José Erismã de Sousa. O interrogante será o capitão Antônio Linhares de Sousa filho, e o relator/escrivão será o 2º tenente Jairo Oliveira Figueiredo.

O grupo vai apurar os fatos registrados no boletim de ocorrência, no auto de prisão em flagrante e no processo para investigar os crimes de transgressão militar e violência doméstica. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 60 dias, podendo ser prorrogado.

A corporação já havia conduzido uma sindicância interna que apontou que o sargento violou o Código de Ética do Corpo de Bombeiros. Se a conclusão for que o sargento cometeu uma falta grave incompatível com a carreira militar, o Conselho poderá recomendar sua expulsão ou afastamento compulsório. A decisão final cabe ao Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros ou ao Governador do Estado.

Relembre o caso

A jornalista Yara Ataíde expôs nas redes sociais que era agredida por Gilvan Rodrigues durante sete anos. Ela divulgou um vídeo em que ela aparece levando um soco no rosto dentro de casa, na frente dos filhos.

O caso ganhou grande repercussão no dia 18 de setembro de 2024. Ela também compartilhou uma foto em que aparece com o olho machucado. Posteriormente, ela divulgou um novo vídeo em que Gilvan aparece dando um 'mata-leão' nela, na frente da casa onde o casal morava.

O Corpo de Bombeiros do Piauí determinou o afastamento preventivo de Gilvan de Freitas Rodrigues em 20 de setembro do ano passado. Gilvan nunca se pronunciou sobre as denúncias.

Matérias relacionadas:

Jornalista denuncia ter sido agredida pelo ex-marido, sargento do Corpo de Bombeiros do PI

Sargento do Corpo de Bombeiros volta a agredir a ex-mulher na frente dos filhos

Comando do Corpo de Bombeiros é acusado de omissão sobre agressão de sargento à ex-esposa

Sargento acusado de agredir a ex-esposa é afastado das funções no Corpo de Bombeiros

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<