Geral

DEFESA CIVIL

Campanha da Defesa Civil conscientiza banhistas em José de Freitas

A campanha Banho Seguro visa alerta sobre riscos de afogamento em barragens e cachoeiras e informar medidas de prevenção para evitar ocorrências

Da Redação

Sábado - 16/03/2024 às 11:34



Foto: Divulgação Campanha da Defesa Civil está sendo realizada neste sábado (16), em José de Freitas
Campanha da Defesa Civil está sendo realizada neste sábado (16), em José de Freitas

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) lança, no município de José de Freitas, mais uma etapa da campanha Banho Seguro em barragens e cachoeiras. A ação, que acontece neste sábado (16), tem o objetivo de conscientizar os banhistas sobre os riscos de afogamento e informar medidas de prevenção para evitar esse tipo de ocorrência.

Equipes da Defesa Civil municipal e estadual, da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e do Corpo de Bombeiros dialogam com a comunidade e os donos de barracas no entorno da Barragem do Bezerro, realizando a entrega de materiais educativos e alinhando ações de prevenção.

Segundo Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, a campanha é parte de um protocolo de urgência, em virtude das estatísticas de afogamento no Piauí.

“A Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Setur, resolveram construir um novo protocolo de segurança para áreas de banho, que será apresentado à sociedade como uma campanha anual, permanente, que vai se desenvolver principalmente nas áreas de maior fluxo turístico, como os balneários”, destacou.

O diretor explicou ainda que a campanha foi estruturada em três eixos de ação.

“A primeira é a capacitação preventiva, na qual iremos capacitar pessoas em técnicas de primeiros socorros e na percepção de risco para atender a situações emergenciais. Em seguida trabalhamos a intervenção educativa, que consiste em panfletar, dialogar e estabelecer reuniões com grupos focais que vão multiplicar essa campanha nas áreas de banho, seguida da sinalização preventiva, que irá estabelecer o trânsito da navegação, profundidade, possibilidade de deslizamentos e desmoronamento, e os riscos em geral”, ressalta.

Fonte: Defesa Civil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: