De acordo com o disposto no projeto, o Dia Municipal de Combate a Homofobia será 17 de maio. A sugestão da data remete ao mesmo dia em que, em 1990, a Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças. "As vitórias do movimento LGBT são crescentes em todo o mundo. E Teresina segue esta vanguarda que prega a igualdade e defesa dos direitos, independentemente das opções sexuais, religiosas, dentre outras", explica a propositora do projeto, vereadora Rosário Bezerra.
Para Marinalva Santana, militante do Grupo Matizes, a iniciativa é de fundamental importância para a luta contra as violências sofridas diariamente por lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros.
"Em 2010, mais de 260 homossexuais foram assassinados no Brasil apenas por conta de sua orientação sexual. No Piauí, pelo menos três mortes já foram contabilizadas neste ano. Os números são preocupantes. Essa violência precisa acabar", defende Marinalva Santana, explicando que as conquistas do movimento LGBT contribuem para conscientizar a sociedade e combater o preconceito.
Fonte: assessoria