
O governador Rafael Fonteles participou, nesta quinta-feira (8), da abertura do evento BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) Mais Perto de Você e reafirmou o esforço que o Governo do Estado vem fazendo para promover o incremento do ambiente de negócios no Piauí. Parte desse esforço é a atração das instituições financeiras para ofertarem crédito em condições diferenciadas para os empreendedores locais e para todos os estados do Nordeste.
Segundo Rafael Fonteles, que também é presidente do Consórcio Nordeste, a região tem potencial de investimento e precisa de crédito para isso.
“O BNDES é uma instituição muito importante do Brasil, o que queremos é aprofundar a relação dos empreendedores do Piauí com a instituição para que, cada vez mais, o crédito chegue de maneira mais facilitada para ajudar a alavancar o desenvolvimento do Piauí. Tenho conversado com o presidente Aloísio Mercadante para que o banco olhe para o Nordeste, já que a fatia do crédito que fica para o Nordeste é inferior ao PIB da região. Essa presença do banco aqui hoje é para aproximar o banco dos empreendedores locais, para dar capilaridade ao crédito subsidiado”, disse.
O BNDES Mais Perto de Você no Piauí oportuniza aos empresários consultas às opções mais adequadas aos seus negócios, além de conhecer as alternativas do banco às garantias reais para empréstimos. “Queremos que todos tenham o conhecimento e qualificação para lançarem mão dessas linhas com taxas menores e, além de dar o crédito, ajudar com os projetos para que o financiamento gere aumento da rentabilidade das empresas, crescer os negócios e o lucro. O BNDES é a maior instituição financeira do país. Esse evento vai percorrer todos os estados, começando pelo Piauí. Espero que os empreendedores aproveitem”, completou o governador.
Maria Fernanda Coelho, diretora de Crédito Digital para Micro, Pequenas e Médias Empresas do BNDES, exaltou a liberação de créditos ao Piauí, que teve o maior volume dos últimos 8 anos. “O evento vai cobrir toda a região Nordeste. Até o final do ano, passaremos nos nove estados, levando informação sobre as linhas de crédito. Neste trimestre tivemos um volume recorde de liberações. Foram R$ 360 milhões aqui no Piauí, isso é seis vezes maior do que no ano passado. Com base no levantamento da Investe Piauí, o estado tem potencial de R$ 170 bilhões em investimentos nos mais diversos setores, seja na mineração, no agronegócio, em inovação”, explicou.
Abertura de empresas
Durante o evento, o governador Rafael Fonteles anunciou também que o Piauí alcançou um recorde no tempo médio de abertura de empresas.
“O Piauí teve, nesta semana, um resultado impressionante: o menor tempo médio de abertura de empresas do Brasil. A nossa Junta Comercial está gastando em média 16 minutos para abrir uma empresa. Todo o licenciamento está sendo feito em poucas horas ou poucos dias no caso de atividades de risco maior. O ambiente de negócios do Piauí está melhorando”, avaliou Rafael Fonteles.
Fonte: CCOM/PI