SUFOCO

Adolescentes cadeirantes e autistas são desrespeitados em jogo do Flamengo X Altos

A partida ocorreu nesse domingo (1º), no estádio Albertão, em Teresina


Adolescentes cadeirantes e autistas são desrespeitados em jogo do Flamengo contra Altos

Adolescentes cadeirantes e autistas são desrespeitados em jogo do Flamengo contra Altos Foto: Imagem enviada ao Piauí Hoje

Cadeirantes e autistas de 14 a 20 anos enfrentaram todas as dificuldades para realizar o sonho de ver o Flamengo em campo. Neste domingo (01), quatro garotos de Barras e dois de Cabeceiras, no Norte do Piauí, foram para Teresina para assistir a partida do Flamengo contra o Altos no estádio Albertão, na zona Sul de Teresina. Cheios de expectativas, eles não imaginavam o que poderiam enfrentar para realizar o sonho. 

Sem acessibilidade, quatro cadeirantes tiveram que ser carregados nas cadeiras de rodas para acessar o estádio. Já no fim do jogo, o jogador do Flamengo Davi Luiz foi falar com os adolescentes que estavam próximos a grade quando uma multidão de torcedores pularam sobre os cadeirantes e autistas. Por pouco não aconteceu uma tragédia e uma das cadeiras de rodas ficou danificada.

Quatro cadeirantes e dois autistas foram realizar o sonho de ver pessoalmente o Flamengo em campo 

As dificuldades começaram logo na tentativa de conseguir entrada gratuita para assistir ao jogo no estádio. Os adolescentes e jovens são assistidos pela ONG Mundo Colorido, que realiza trabalho voluntário com pessoas portadoras de necessidades especiais e carentes. 

"Eu pedi para duas mães de crianças com necessidades especiais irem até o Albertão para verificarem a questão da entrada gratuita, mas lá informaram que não era possível porque eles não têm a carteirinha passe-cultura. Falaram que mesmo que eles tenham alguma incapacidade, seriam impedidos de entrar. Então a gente decidiu comprar os ingressos no valor de R$ 150 cada e ao chegar no estádio não tinha nenhum pouco de acessibilidade. Eram escadas para subir e descer. Chegamos lá entre 13h30 a R$ 14h para poder ficar perto do campo", relata Amandah Paz, voluntária na ONG Mundo Colorido.

Os ingressos foram adquiridos para os adolescentes e para alguns voluntários. Ao chegar no estádio, a ONG disse que encontrou um dos organizadores do evento, que disse que o que poderia fazer era colocá-los na área onde fica a imprensa.

"Para a gente sair de onde estávamos, teríamos que ir por fora do estádio e enfrentar uma multidão, subir e descer escada novamente. Então a gente foi e deslocamos mais uma vez os meninos, pedindo ajuda das pessoas pela segunda vez para subir e descer as cadeiras de roda e dai ficamos lá na porta e pedimos o soldado para abrir. O soldado disse que não podia fazer isso porque se não o pessoal que estava do lado de fora iria invadir. Dai mais uma vez a gente foi para outro local para tentar conseguir pegar um bom lugar na frente", disse Amandah.

A voluntária ainda que quando acabou o jogo, Davi Luiz foi até próximo a torcida para dar a camisa para uma pessoa e neste momento outro soldado pediu que o jogador fosse falar com os meninos assistidos pela ONG.

"Quando o soldado pediu para o Davi Luiz falar com os meninos, o pessoal chegou em cima de nós e a gente tentando proteger os meninos, mas o pessoal em cima. O jogador do Flamengo ainda conseguiu dar uma munhequeira para dois dos nossos meninos. Mas eu não sei nem de onde arranjamos forças para conter essa multidão em cima dos meninos, a cadeira do Guilherme quebrou. Ficamos tentando segurar os meninos e empurrando as pessoas para que não ferissem os meninos. Um senhor também tentou ajudar. Eu nunca pensei que fôssemos passar por isso", conclui a voluntária.

Veja os vídeos:


Outro lado:

O Piauíhoje.com tentou contato com a Federação de Futebol do Piauí, mas até o momento não obteve sucesso. O espaço encontra-se aberto para quaisquer esclarecimento sobre o ocorrido. 

Flamengo toma gol de bicicleta, mas vence o Altos por 2 x 1 no Albertão

Torcedores fazem a festa com a chegada do Flamengo em Teresina após 10 anos

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: