Esportes

FUTEBOL

Formação de árbitros impulsiona qualidade do futebol em municípios piauienses

Projeto promovido pelo Governo do Estado qualifica profissionais em arbitragem

Da Redação

Segunda - 03/06/2024 às 10:23



Foto: Divulgação/Governo do Piauí Secretaria dos Esportes capacita árbitros em Murici dos Portelas e Angical do Piauí
Secretaria dos Esportes capacita árbitros em Murici dos Portelas e Angical do Piauí

Os municípios de Murici dos Portela e Angical tem agora 47 profissionais do desporto atualizados em arbitragem para futebol. Eles participaram do projeto Capacita. A qualificação oferecida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Esportes (Secepi), nos dias 30 de maio e 1º de junho, aprimora o nível técnico do futebol praticado em todo o Piauí.

Foram dois dias de capacitação com a participação de árbitros, técnicos, estudantes de Educação Física e envolvidos com desporto nos municípios que sediaram o curso e região dos Territórios de Desenvolvimento Entre Rios e Planície Litorânea.

O conteúdo ministrado atualizou os alunos em regras gerais do futebol, ética na arbitragem e a importância da postura e comportamento do árbitro durante as competições. Os cursos incluem, ainda, simulações práticas de arbitragem, análise de vídeos de jogos e palestras.

Desde a sua criação, a Secretaria dos Esportes tem investido significativamente na formação de novos árbitros. Em 2023, o Capacita Piauí foi realizado nos meses de novembro e dezembro. Percorreu sete municípios e capacitou 207 pessoas, em Batalha, Boa Hora, Beneditinos, São Miguel do Tapuio, Monsenhor Gil, Parnaíba e Caraúbas. 

Em 2024, já foram 86 profissionais qualificados, sendo 39 em Campo Maior e, agora, 17 em Murici dos Portelas e 30 em Angical do Piauí.  Os cursos são gratuitos e oferecem certificado de conclusão para aqueles que cumprirem todos os módulos.

Os próximos municípios a receberem o Capacita Piauí nesta etapa são Alto Longá, Palmeirais, São Pedro do Piauí, Novo Santo Antônio, Prata do Piauí, Pimenteiras e Oeiras. 

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre:

Arbitragem Capacita Piauí
<