Após uma invencibilidade de 16 anos e 10 partidas, o Brasil foi derrotado pelo Paraguai em uma noite difícil para a Seleção. No Defensores del Chaco, em Assunção, a equipe brasileira perdeu por 1 a 0 na oitava rodada das Eliminatórias da Copa Sul-Americana. Com 10 pontos, o Brasil está empatado com a Venezuela na quinta posição, ficando atrás de Argentina, Colômbia, Uruguai e Equador.
No confronto, Dorival Júnior optou por escalar Endrick como titular, deixando Luiz Henrique no banco, apesar de ter iniciado no último jogo contra o Equador. O ataque brasileiro contou com três jogadores do Real Madrid: Vinicius Junior, Rodrygo e Endrick.
A Seleção enfrentou novamente uma defesa adversária bem posicionada, que se contentava em jogar no contra-ataque. As dificuldades persistiram: o time teve pouco espaço para finalizações, mostrou falta de criatividade e contou com uma atuação pouco efetiva dos atacantes.
Diferente do jogo contra o Equador, o Brasil não conseguiu abrir o placar. O Paraguai marcou o único gol da partida aos 19 minutos, aproveitando um rebote de um cruzamento. Diego Gómez driblou Bruno Guimarães na entrada da área e disparou um chute potente, que ainda tocou na trave antes de entrar. Esse foi o segundo gol do Paraguai em oito jogos pelas Eliminatórias.
A resposta brasileira veio aos 24 minutos, com a jogada mais perigosa do time. Vinicius Junior passou pelo marcador e cruzou para Guilherme Arana, mas Junior Alonso conseguiu salvar em cima da linha.
No jogo de estratégias, a defesa paraguaia se mostrou cada vez mais eficiente. Isidro Pitta teve uma chance aos 29 minutos, mas tentou uma finalização "de letra" e desperdiçou a oportunidade.
Gustavo Alfaro foi forçado a fazer a primeira substituição ainda no primeiro tempo, com Alderete saindo devido a dores e sendo substituído por Velázquez.
Enquanto o Paraguai mostrou eficiência, o Brasil lutou para superar a defesa adversária. João Pedro teve uma cabeçada que passou por cima do gol, e Vinicius Junior fez uma tentativa que foi defendida pelo goleiro Gatito Fernández. O atacante também arriscou de fora da área, mas o goleiro novamente interveio.
Com o tempo, a Seleção Brasileira perdeu ímpeto, e os torcedores paraguaios passaram a entoar "olé". Mesmo com algumas tentativas finais, como um cruzamento de Luiz Henrique para João Pedro, que foi interceptado pelo goleiro, o Brasil não conseguiu evitar a derrota.
Eliminatórias
8ª rodada — 10/09/2024
Paraguai (1)
Goleiro: Gatito Fernández
Defensores: Juan Cáceres, Balbuena, Junior Alonso, Alderete (Velázquez, 38’/1ºT)
Meio-campistas: Bobadilla, Diego Gómez (Ramón Sosa, 20’/2ºT), Villasanti, Almirón (Cuenca, 39’/2ºT), Enciso (Riveros, 39’/2ºT)
Atacantes: Isidro Pitta (Alex Arce, 20’/2ºT)
Técnico: Gustavo Alfaro
Brasil (0)
Goleiro: Alisson
Defensores: Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Guilherme Arana (Estevão, 39’/2ºT)
Meio-campistas: André, Bruno Guimarães (Luiz Henrique, INT.), Lucas Paquetá (Gerson, 33’/2ºT)
Atacantes: Rodrygo (Lucas Moura, 33’/2ºT), Endrick (João Pedro, INT.), Vini Junior
Técnico: Dorival Júnior
Gol: Diego Gómez (P), aos 19min do 1° tempo
Cartões amarelos: Bobadilla, Junior Alonso, Diego Gómez, Almirón, Lucas Paquetá, Vini Junior
Arbitragem: Andrés Matonte, auxiliado por Nicolás Tarán e Andrés Nievas. VAR: Alberto Feres (quarteto uruguaio)
Local: Defensores del Chaco, Assunção, Paraguai
Próximo Jogo
Data-base: 10/10
Chile x Brasil
Estádio: a definir, no Chile (9ª rodada das Eliminatórias)
Fonte: GZH