A Chef piauiense Lira Müller, 32 anos, está na semifinal do reality de culinária da TV Globo, o 'Mestre do Sabor'. No programa dessa quinta-feira (11), ainda na fase 'Na Balança', os participantes encaram duas provas individuais com o objetivo de definir que chegaria na semifinal. Na primeira rodada, cada Chef recebeu um ingrediente principal e teria que trabalhá-lo completamente, sem desperdiçar nada. Os Mestres José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão elegeram, cada um, sua receita preferida. Com isso, os Chefs dos pratos eleitos foram classificados para a semifinal. A piauiense usou a melancia e fez três texturas do ingrediente: Picles, Confit e Vinagrete com Lima da Pérsia.
Nas redes sociais, Lira Müller escreveu: "Dessas coisas que acontecem na vida e a gente não tem nem tempo de digerir e entender, só agradecer. É uma emoção atrás da outra, um filme na cabeça e aquele sentimento de gratidão que nem cabe no peito! OBRIGADA, OBRIGADA, OBRIGADA, MIL VEZES OBRIGADA!".
Em entrevista ao www.piauihoje.com, a publicitária Lis Andrade Melo, mãe de Lira Müller, conta como percebeu que a filha tinha afinidade com a cozinha. "Aos 9 anos de idade ela [Lira] pediu de presente de aniversário uma batedeira. Não era muito comum, né?", diz a mãe.
Lira Müller já havia revelado ao GShow que seus avós foram as pessoas que a inspiraram para cozinhar. "Meus avós sempre cozinharam muito, então sempre tive essa referência da casa da minha vó [...] Mas, na minha casa em si, minha mãe não cozinhava e eu sou dessa geração de enlatados, descongelados, industrializados, isso predominava na minha casa. Então, referência da comida da vó, você passa a comer uma outra coisa, então eu digo que, graças à minha mãe não cozinhar, eu passei a ter essa vontade, ir pra cozinha e tentar fazer uma coisa ou outra", disse a Chef ao GShow.
Lis Andrade Melo disse que sua mãe e pai sempre cozinharam e foram bem elogiados, mas nenhum dos dois trabalham com gastronomia e cozinham apenas por prazer. Então Lira herdou o talento de seus avós, mas resolveu ir mais longe e largou tudo para estudar gastronomia. Lira se formou em Comércio Exterior e depois em Relações Internacionais, mas nunca trabalhou na área. Já aos 24 anos de idade, quando já tinha dois filhos, a piauiense se profissionalizou em gastronomia.
Ela disse que durante sua rotina de casa, de ter que cozinhar para os filhos João e Cléo, fez com que ela se reconectasse à sua paixão, que é a cozinha. A partir daí, ela teve uma oportunidade de fazer um curso de gastronomia, em Brasília, onde morava na época. Quando os filhos cresceram mais, Lira mergulhou de vez no mundo gastronômico.
A mãe de Lira revelou que ficou apreensiva no início, quando Lira disse que iria investir na carreira. "A gastronomia é muito glamourizada e é inevitável pensar no retorno financeiro. Se trabalha muito, muito", diz a mãe.
Lira morou com a mãe em Teresina até a época em que ela foi para Fortaleza (CE) para estudar Comércio Exterior. Após alguns anos, mãe e filha foram vizinhas em Brasília, onde Lira teve seus filhos e começou a se profissionalizar em gastronomia. Posteriormente, Lira recebeu o convite para trabalhar em São Paulo com Alex Atala e a mãe acabou voltando para Teresina (PI).
Lis não esconde a felicidade e orgulho da filha. " Lira é muito boa no que escolheu para fazer. Ela é corajosa e audaciosa! Essas são duas características dela que mais me chamam a atenção", conclui a mãe da Chef piauiense.
O Programa Mestre do Sabor já concluiu todas as gravações e atualmente Lira está em Barra Grande, no litoral do Piauí, onde reside. O reality de culinária da TV Globo apresentado por Claude Troisgros e que tem como jurados José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão, terá sua final ao vivo no dia 26 de dezembro.