Após o retorno inesperado da rede social X, na manhã desta quarta-feira (18), o Supremo Tribunal Federal (STF) se pronunciou, afirmando que a situação ocorreu devido a uma instabilidade temporária. "Aparentemente, é apenas uma instabilidade no bloqueio de algumas redes", destacou a Corte em nota, ressaltando que está avaliando a situação.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também informou que não houve novas decisões por parte do STF ou do ministro Alexandre de Moraes. De acordo com a rádio CBN, a Anatel está verificando os casos relacionados.
A rede social X foi bloqueada em 30 de agosto, após determinação do ministro Alexandre de Moraes, devido à ausência de um representante legal no Brasil. Em 2 de setembro, a 1ª Turma do Supremo confirmou a decisão por unanimidade. Essa suspensão é mais um capítulo na longa disputa entre Moraes e Elon Musk, proprietário da plataforma, que se arrasta há meses. Em 17 de agosto, a X fechou seu escritório no Brasil e demitiu todos os funcionários locais.