A rede social X (ex-Twitter) voltou a funcionar parcialmente para usuários brasileiros na manhã desta quarta-feira (18), gerando agitação nas redes sociais. A hashtag "O Twitter voltou" rapidamente se tornou um dos principais assuntos do momento na plataforma.
A rede estava bloqueada no Brasil desde 30 de agosto, após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), devido à recusa do proprietário da rede em designar um representante legal no país. O magistrado estabeleceu uma multa diária de R$ 50 mil por descumprimento, que se aplicava também ao uso de redes privadas, como VPNs. Até o momento, a Corte não se manifestou sobre o tema.
Na própria plataforma, os internautas celebraram a "retomada" com uma avalanche de mensagens, memes e piadas. Não está claro o motivo do retorno repentino da rede ou se houve uma autorização da Justiça para a liberação. Tanto o ministro Alexandre de Moraes quanto Elon Musk, proprietário da plataforma, ainda não se pronunciaram sobre o assunto. Por enquanto, o acesso ao X (ex-Twitter) está restrito a dispositivos móveis.
As empresas de Elon Musk recentemente quitaram uma dívida de R$ 18,35 milhões relacionada à rede social com a Justiça, o que permitiu que pudessem retomar a movimentação de contas e ativos financeiros no Brasil. Contudo, o retorno da plataforma não era garantido, uma vez que outras ordens judiciais continuavam a ser descumpridas.