A segunda etapa para a escolha da nova reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) deve ocorrer neste mês de agosto. No entanto, a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI), que deveria acompanhar este procedimento tão importante para a educação superior piauiense, parece não cumprir este papel. Para saber sobre o processo de nomeação da nova reitoria, o Portal Piauí Hoje.Com entrou em contato com a entidade, que afirmou não ter novos detalhes sobre o assunto. Um assessor limitou-se a dizer que não tinha informações sobre o processo.
Comprometido em oferecer informações com credibilidade a respeito da definição da nova reitoria, o Portal Piauí Hoje.Com buscou novas fontes. O professor de História da UFPI, Dalton Macambira, se dispôs a falar e explicou como vai funcionar a próxima fase do processo.
Segunda etapa
A princípio, haverá a publicação de um edital para inscrições de novas candidaturas aos cargos de reitor(a) e vice-reitor(a).
Na primeira fase, ocorrida em maio de 2024, houve uma Consulta Comunitária a estudantes, docentes e servidores da instituição, que deram vitória à chapa formada pela professora Nadir do Nascimento Nogueira e o professor Edmilson Miranda. Nesta nova fase, o atual reitor da UFPI, Gildásio Guedes, convocará um Colégio Eleitoral para receber as novas inscrições e definir uma lista tríplice, que deve ser encaminhada até o dia 18 de setembro ao presidente Luís Inácio Lula da Silva, para a definição da reitoria.
Segundo o professor, o esperado é que chapa vencedora da Consulta Comunitária esteja no topo da lista.
Resultado homologado
No dia 27 de junho passado, o Conselho Superior da Universidade Federal do Piauí - UFPI, homologou o resultado da consulta para escolha da futura reitora da instituição. Foram homologados os nomes das professoras Nadir Nogueira (1º lugar), Flávia Lorenne (2º lugar) Lívia Nery (3º lugar) e seus respectivos vices e elas estão aptas para nomeação.
A homologação do resultado é o primeiro passo para a nomeação da futura reitora, que deverá ocorrer até o dia 20 outubro de 2024. Agora, o Conselho Universitário vai enviar ao Ministério da Educação e à Presidência da República a listra tríplice com os nomes das candidatas que disputaram a eleição para Reitoria.
O Conselho Superior da Universidade Federal do Piauí - UFPI, homologou nesta quinta-feira (27) o resultado da consulta para escolha da futura reitora da instituição. Foram homologados os nomes das professoras Nadir Nogueira (1º lugar), Flávia Lorenne (2º lugar) Lívia Nery (3º lugar) e seus respectivos vices e elas estão aptas para nomeação.
A homologação do resultado é o primeiro passo para a nomeação da futura reitora, que deverá ocorrer até o dia 20 outubro de 2024. Agora, o Conselho Universitário vai enviar ao Ministério da Educação e à Presidência da República a listra tríplice com os nomes das candidatas que disputaram a eleição para Reitoria.
Resultado da consulta
A eleição ocorreu dia 15 de maio. Houve votação em Teresina e no interior do Estado. Três chapas disputaram os votos dos professores, técnicos e alunos. A Chapa 1 foi liderada pela professora Lívia Nery. A Chapa 2 teve à frente a professora Nadir Nogueira e a Chapa 3 foi comandada pela professora Flávia Lorenne.
A Chapa 2 foi a vencedora, obteve 5.373 votos. A segunda colocada foi a Chapa 3, que recebeu 3.818 votos. A Chapa 1 foi a terceira colocada com 2045 votos. As chapas 1 e 3 eram consideradas da situação e a Chapa 2 de oposição à atual administração da UFPI.
Pelo resultado da eleição, a primeira colocada na lista tríplice será a professora Nadir Nogueira. A segunda é Flávia Lorenne e a terceira a Lívia Nery. O presidente Lula, historicamente, tem nomeado os primeiros colocados nessas listas tríplice, respeitando a vontade da maioria.
A nomeação da futura reitora ou reitor da UFPI deve ocorrer até o dia 20 de novembro, quando termina o mandato do atual reitor, Gildásio Guedes. O mandato da futura reitora vai terminar em novembro de 2028.