;

Inscrições para o Enem 2017 começam nesta segunda (08)

O Enem 2017 contará com novidades nos processos de inscrição e aplicação das provas


Dicas Enem

Dicas Enem Foto: © PixaBay

Começam na segunda-feira, 8 de maio, as inscrições para mais uma edição do maior exame educacional do país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. O prazo segue até o dia 19 seguinte, exclusivamente pela internet. Diferentemente das outras edições, que basicamente seguiam os padrões dos exames anteriores, o Enem 2017 contará com novidades nos processos de inscrição e aplicação das provas, principalmente. Confira:

Inscrições

Uma delas diz respeito ao valor da taxa de inscrição, que subiu de R$ 68 para R$ 82 e foi alvo de reclamações e piada de estudantes nas redes sociais. O pagamento deve ser realizado até 24 de maio, em qualquer agência bancária, em lotéricas ou nos Correios. No processo de requerimento de isenção, a autodeclaração de renda deixa de ser aceita. Além disso, os beneficiados com a gratuidade que não comparecerem às provas e nem apresentarem justificativas sobre sua ausência não poderão solicitar o benefício na próxima edição.

Os dias de aplicação das provas também sofreram alterações, conforme resultado da Consulta Pública. Desta vez, o exame será realizado nos dias 5 e 12 de novembro, ou seja, em dois domingos consecutivos e não mais em um único fim de semana como aconteceu até o ano passado. No primeiro, os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para produzir a redação e responder 90 questões objetivas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.

O domingo seguinte será reservado para as provas de matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. Os participantes terão 4 horas e 30 minutos para responder outras 90 questões. Nesta edição, as provas e folhas de respostas serão personalizadas com a identificação do nome e número de inscrição dos candidatos e os estudantes surdos ou com alguma deficiência auditiva contarão com tradutores especializados em língua brasileira de sinais (Libras).

Resultado

A divulgação do resultado está programada para 19 de janeiro de 2018. A partir deste ano, o Enem deixa de ser usado para Certificação de Conclusão do Ensino Médio e a divulgação do resultado do Enem por Escola também foi suspensa. Por outro lado, a inscrição no Exame permite que o candidato concorra às vagas oferecidas pelas instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e às bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). O participante também pode utilizar as notas obtidas na seleção no Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e para ingressar em instituições de ensino superior de Portugal.

Estude no Brasil Escola

Com o objetivo de contribuir no processo de preparação dos estudantes, o Brasil Escola vai transmitir videoaulas gratuitas até a realização do Enem 2017. O portal também disponibiliza dicas sobre os conteúdos cobrados no Exame, correção comentada e provas anteriores. Os participantes também podem testar seus conhecimentos no simulado Enem, resolver exercícios de vários temas do ensino médio e praticar sua redação no Banco de Redações, além de estudar pelo site do Brasil Escola. Mais informações podem ser obtidas pelo Edital do Enem 2017 ou pelo telefone 0800-616161. 

Fonte: UOL

Próxima notícia

Dê sua opinião: