Estudantes do Piauí são destaques na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Maior mostra de Ciências e Engenharia contou com 332 projetos desenvolvidos por 751 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todo o País.


Evento

Evento Foto: divulgação

Projetos de estudantes do Estado do Piauí ganharam três prêmios na 17ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que aconteceu de 19 a 21 de março, em São Paulo. Um deles se destacou por propor um sistema de auxílio para parada de ônibus voltado para deficientes físicos e visuais. (Veja abaixo detalhes do trabalho).

O projeto, de autoria do aluno Elias dos Santos Pereira Júnior, do Instituto Federal do Piauí, da cidade de Floriano, foi um dos vencedores na categoria Prêmio Destaque Unidades da Federação.

Promovida pela Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), a mostra deste ano contou com 332 projetos de Ciências e Engenharia desenvolvidos por 751 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todo o País. O processo de seleção dos finalistas envolveu mais de 72 mil estudantes de 27 unidades da federação, que submeteram seus projetos à FEBRACE, diretamente ou por meio de uma das 116 feiras afiliadas. 

Os autores dos melhores projetos, em diversas categorias, ganharam troféus, medalhas, bolsas do CNPq e estágios, num total aproximado de 300 prêmios e oportunidades no Brasil e no exterior. Nove projetos também foram escolhidos para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que acontece de 12 a 17 de maio, em Phoenix, nos EUA. 

Além dos prêmios, os estudantes foram prestigiados por diversas autoridades presentes na cerimônia de premiação da mostra. Entre eles, o pró-reitor de Pesquisa da USP, Sylvio Roberto Accioly Canuto, e a diretora da Escola Politécnica, Liedi Bernucci.

A lista completa dos premiados da FEBRACE 2019 pode ser conferida neste site: https://febrace.org.br/finalistas-e-premiados/#.XJu4cphKjIU. Abaixo, o resumo do projeto do Piauí.
 
 
SISTEMA DE AUXÍLIO PARA PARADA DE ÔNIBUS PARA DEFICIENTES FÍSICOS E VISUAIS 
A proposta deste trabalho foi desenvolver um sistema que facilite a vida das pessoas com deficiências visuais e físicas, por meio de um aparato eletrônico instalado na parada de ônibus onde o deficiente poderá selecionar a linha desejada, sem a necessidade do auxílio de terceiros para sinalizar ao motorista, promovendo ao cego e pessoa com deficiência física a capacidade de utilizar o transporte coletivo, de forma autônoma e segura, garantindo assim o direito dos mesmos enquanto cidadãos. A escolha do ônibus desejado será feita através de uma rede sem fio (radiofrequência), que conecta o controlador de parada ao controlador do ônibus, cuja linha é pretendida. Os componentes utilizados foram um Módulo RF 433MHZ, a qual possui um emissor e um receptor, possibilitando fazer a comunicação por meio de radiofrequência entre a parada de ônibus e o motorista. Será usado um Arduino Uno, que será o principal componente do protótipo e irá fazer a comunicação entre todos os dispositivos mencionados anteriormente, além de realizar a leitura do sistema e enviar uma saída para a LCD quando houver um deficiente na parada. O usuário irá apertar um botão em sua parada para identificar sua deficiência (os botões estão devidamente sinalizados em Braille), informação que será enviada ao motorista dentro do ônibus pelo LCD, por um dispositivo luminoso e um sonoro. Verificou-se que o protótipo atingiu excelência em todos os testes, mostrando que a tecnologia assistiva desenvolvida potencializou as habilidades funcionais das pessoas com deficiência, reforçando a ideia da utilização de sistemas cada vez mais sofisticados para este fim, com custos extremamente baixos. Todo o projeto atingiu os objetivos propostos e espera-se que o mesmo seja aplicado em um ambiente real a fim de facilitar a vida dos deficientes, proporcionando o ir e vir de onde se deseja, com segurança e autonomia.

Fonte: Acadêmica Agência de Comunicação

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: