Educação

OPORTUNIDADE

CPNU 2 tem mais de 17 mil inscritos no Piauí; prova será em outubro

O número faz parte do total de 761.528 inscrições confirmadas em todo o país, abrangendo candidatos de 4.951 municípios brasileiros

Da Redação

Segunda - 28/07/2025 às 11:05



Foto: Divulgação CNU 2025
CNU 2025

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), também conhecido como “Enem dos concursos”, registrou 17.671 inscritos no Piauí, segundo dados divulgados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O número faz parte do total de 761.528 inscrições confirmadas em todo o país, abrangendo candidatos de 4.951 municípios brasileiros.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 5 de outubro, em 228 cidades, incluindo municípios piauienses. O CPNU 2 oferece 3.652 vagas distribuídas em 32 órgãos e entidades federais, com oportunidades de nível intermediário (ensino médio/técnico) e superior em diversas áreas, como saúde, administração, justiça, tecnologia e engenharia.

O modelo unificado permite que o candidato escolha um bloco temático e indique sua ordem de preferência entre cargos e órgãos, concorrendo a mais de uma vaga com base no desempenho. No Piauí, assim como em outros estados, o concurso busca promover acesso mais equitativo ao serviço público, aproximando os candidatos dos locais de prova e valorizando a diversidade regional.

A maior parte das inscrições nacionais se concentrou nas regiões Sudeste (247.838) e Nordeste (229.436). No recorte por gênero, 60% dos inscritos são mulheres, o que representa um aumento em relação à primeira edição, que teve 56,2%.

Além da fase objetiva, o concurso contará com provas discursivas no dia 7 de dezembro, e a previsão de divulgação do resultado final é 30 de janeiro de 2026. As etapas incluem ainda envio de títulos e verificação de cotas.

O CPNU 2 também prevê ações afirmativas com reserva de vagas para negros (25%), pessoas com deficiência (5%), indígenas (3%) e quilombolas (2%), além de medidas específicas para garantir a participação de gestantes e lactantes e promover equilíbrio de gênero na classificação.

O edital completo, blocos temáticos e demais informações estão disponíveis no Portal Gov.br.

Fonte: GOV.BR

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: