Educação

LITERATURA

CETI Letícia Macedo, em Anísio de Abreu, realiza a I Feira Literária do Ensino Médio

Com o evento, o espaço será transformado em um ambiente dedicado à literatura, estimulando o hábito de leitura na comunidade

Da Redação

Terça - 12/11/2024 às 11:13



Foto: CCOM-PI Centro de Ensino de Tempo Integral Letícia Macedo, em Anisio de Abreu, realiza a I Feira Literária nesta quarta-feira (13)
Centro de Ensino de Tempo Integral Letícia Macedo, em Anisio de Abreu, realiza a I Feira Literária nesta quarta-feira (13)

O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Letícia Macedo, a 564 km de Teresina, realizará nesta quarta-feira, 13 de setembro, às 18h, sua primeira Feira Literária do Ensino Médio (FLEM), na Praça da Juventude do bairro Ribeirão. O evento transformará o espaço em um ambiente literário para incentivar a leitura na comunidade.

A feira é fruto do Projeto Viagem Literária, criado pela equipe pedagógica para estimular a leitura entre alunos. Desse projeto, nasceu o Clube de Leitores, que reúne estudantes interessados em literatura e em compartilhar esse gosto com amigos e familiares.

Cinco membros do Clube participaram da 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo por meio da ação “Seduc na Bienal”, com custos cobertos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A experiência trouxe mais interesse pela leitura entre os alunos.

Henriquézia Marques, aluna do 2º ano e integrante do Clube, destacou que a Bienal atraiu novos alunos para o clube e beneficiou a escola e a comunidade.

A professora Jânia Gomes Soares, organizadora da feira, ressaltou a criação de espaços de leitura na escola para democratizar o acesso aos livros. Essa experiência motivou a feira ao ar livre para levar a leitura à comunidade.

A programação da FLEM inclui bate-papos com a escritora Virgínia Santana, espaço para poesia, cantinho de leitura, apresentações culturais e o “Starbooks”, inspirado em cafés literários. O Clube de Leitores terá um estande especial com marca-páginas para incentivar a leitura entre todas as idades, além de estandes temáticos e atrações culturais.

O Secretário de Educação, Washington Bandeira, elogiou a iniciativa e reafirmou o apoio ao Clube de Leitura Seduc, que incentiva a revitalização de bibliotecas, oferece livros digitais e promove eventos literários nas escolas para formar leitores críticos e engajados.

Fonte: CCOM/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: