Educação

NO PIAUÍ

Jornada de Liderança reúne Estado e municípios para fortalecer gestão da aprendizagem

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) reuniu, nesta quarta-feira (16), cerca de 250 lideranças das secretarias municipais de Educação de todo o estado, além de representantes das 21 Gerências Regionais de Educação (GREs) durante a Jornada

Da Redação

16 de setembro de 2026 às 14:14 ▪ Atualizado há 1 hora

Ver resumo
  • O programa "Gestão da Aprendizagem nos Municípios" (GdA Municípios) ajuda a monitorar indicadores educacionais e orientar ações pedagógicas.
  • A colaboração entre o Governo do Estado do Piauí e os municípios visa implementar um modelo educacional de qualidade e enfrentar desafios locais.
  • O secretário de Educação, Rodrigo Torres, mencionou que a cooperação inclui desenvolvimento de metodologias de ensino, avaliações e formação de professores.
  • A melhoria nos índices educacionais do Piauí, como o IDEB, é um objetivo central do programa.
  • O evento incluiu conferências e palestras sobre dados educacionais e governança colaborativa.
  • Roseni, supervisora de ensino, destacou que o GdA ajuda no acompanhamento de resultados e na formação contínua dos professores, beneficiando o desempenho estudantil.
  • A estratégia de colaboração abrange outras iniciativas, como o Pacto pela Aprendizagem e a expansão do Ensino em Tempo Integral.

Divulgação Lideranças do programa Gestão da Aprendizagem nos Municípios (GdA Municípios)
Lideranças do programa Gestão da Aprendizagem nos Municípios (GdA Municípios)

A programação foi direcionada aos Dirigentes Municipais de Educação e demais lideranças responsáveis pela implementação do programa Gestão da Aprendizagem nos Municípios (GdA Municípios), iniciativa que permite acompanhar indicadores educacionais, identificar dificuldades de aprendizagem e orientar ações pedagógicas a partir das necessidades de cada rede.

Durante a abertura, o secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, destacou que a cooperação entre Governo do Estado e municípios permite ampliar o alcance de um modelo educacional de alto padrão e acompanhar de forma mais próxima os desafios enfrentados em cada território.

WhatsApp-Image-2026-09-16-at-13.34.19.jpeg“O Governo do Estado do Piauí apoia as redes municipais a desenvolver metodologias de aprendizagem, de ensino, junto com avaliações, formação de professores, acompanhamento pedagógico e uma série de ações que vão ajudar os municípios a ter resultados ainda melhores. O Piauí avançou em todos os níveis educacionais no último IDEB e, com esse apoio, a gente espera ser a grande referência nacional em educação, com um regime de colaboração entre o governo do estado e os municípios”, destacou o gestor.

Ao longo do encontro, conferências, painéis, mesas-redondas e palestras abordaram temas como análise de dados educacionais, governança colaborativa e planejamento.

Supervisora de ensino de Pajeú do Piauí, a professora Roseni destaca que o GdA tem contribuído para tornar esse trabalho mais sistemático, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental. “Com o GdA, conseguimos acompanhar os resultados dos simulados praticamente em tempo real e identificar quais habilidades ainda precisam ser trabalhadas com os estudantes. A partir desses dados, conseguimos organizar a recomposição da aprendizagem e planejar melhor nossas ações. Outro ponto muito importante é a formação contínua dos professores, porque esses resultados chegam até eles e ajudam a orientar práticas pedagógicas mais eficazes. É um trabalho que tem contribuído tanto para a participação dos estudantes quanto para o desempenho do município”, destacou.

WhatsApp-Image-2026-09-16-at-13.33.41.jpegA Jornada compõe uma estratégia de colaboração entre Estado e municípios que envolve iniciativas como o Gestão da Aprendizagem nos Municípios, o Pacto pela Aprendizagem e a expansão do Ensino em Tempo Integral.