Educação

REVALIDA

Participantes do Revalida têm até dia 19 para enviar diploma

Envio do diploma médico deve ser feito pela Página do Participante no site do Inep.

Teresinha Ferreira

15 de setembro de 2026 às 10:56 ▪ Atualizado há 1 hora

Ver resumo
  • Participantes do Revalida 2026/2 devem enviar o diploma médico até 19 de setembro via Página do Participante no site do Inep.
  • Candidatos sem a documentação não poderão avançar para a segunda etapa, mesmo com nota teórica acima de 60 pontos.
  • A segunda fase avalia competências clínicas e a adequação ao Sistema Único de Saúde (SUS).
  • O Revalida assegura que médicos formados no exterior estejam aptos a atuar no Brasil.
  • O processo inclui avaliações teóricas e práticas em contextos de saúde comuns no país.
  • Revalidação é feita por instituições públicas de educação superior.

Agência Brasil Revalida
Revalida

Os participantes da primeira etapa do Revalida 2026/2 devem enviar o diploma médico até 19 de setembro. O envio deve ser feito pela Página do Participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Conforme o edital, candidatos que não enviarem a documentação não poderão participar da segunda etapa do exame, mesmo se atingirem a nota de corte teórica de 60 pontos.

A segunda fase do Revalida avalia competências clínicas dos formados no exterior. O exame busca verificar se os médicos formados fora do Brasil têm as habilidades necessárias para atuar de acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS).

O Revalida valida diplomas de médicos estrangeiros ou brasileiros que se formaram no exterior, garantindo que estes profissionais estejam aptos a trabalhar no país. O processo conta com avaliações teóricas e práticas, focando em situações comuns no atendimento em saúde.

A revalidação dos diplomas ocorre em instituições públicas de educação superior que participam do exame.

Notícias relacionadas

Fonte: Agência Brasil