Educação

As 6 melhores oportunidades de bolsas de estudo para começar o ano

Música, ciências e relações internacionais são algumas das áreas contempladas pelos programas de auxílio

Terça - 05/02/2019 às 19:02



Foto: Divulgação Bolsas de Estudo
Bolsas de Estudo

De modo geral, a chegada de um novo ano é o momento em que as pessoas param para refletir sobre suas escolhas pessoais e profissionais e aproveitam para se planejar e fazer um ano novo melhor e com mais realizações em diferentes campos de suas vidas. Promessas como a conquista de um novo emprego, mudança de carreira ou se dedicar a uma nova formação acadêmica são frequentemente colocadas na lista de metas.

“Estudar é sempre uma boa opção para qualquer meta de vida. Assim, buscar boas oportunidades para estar nos pólos de informação é um passo importante para os que planejam ir longe na carreira”, conta a diretora executiva da Fundação Estudar, Anamaíra Spaggiari. Muitas vezes, os jovens acabam limitando suas escolhas ou seu plano de carreira por questões financeiras. Assim, as bolsas de estudo podem ser um recurso importante para viabilizar esse sonho profissional.

Para auxiliar neste projeto, a Fundação Estudar selecionou algumas das principais bolsas de estudo de diferentes áreas de atuação com inscrições abertas agora no começo do ano. Confira:

Programa de Líderes - O programa Líderes Estudar da Fundação Estudar permite que os interessados se inscrevam em uma das quatro categorias de bolsas: graduação completa no Brasil; intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma (intercâmbio), graduação completa no exterior ou pós-graduação no exterior.  O auxílio financeiro vale não só para universidades do exterior, mas também para as brasileiras públicas ou privadas umas vez que o candidato pode pleitear ajuda com custos complementares como moradia, por exemplo.

Além disso, os selecionados passam a fazer parte de uma Comunidade de Líderes formada por ex-bolsistas como Tábata Amaral, Hugo Barra, Bernardo Hees, entre outros, que permite networking e mentoria para aceleração de carreira.

O processo seletivo consiste em 7 etapas, incluindo um painel com membros do Conselho que hoje inclui os fundadores Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. Os interessados podem se inscrever pelo site: http://bit.ly/2RrLpkp .

Fundação GRAMMY Latino - Os interessados em estudar música têm como opção a bolsa da Fundação Cultural Latin Grammy que está com as inscrições abertas para para os programas Emilio e Gloria Estefan. Voltada para músicos aspirantes interessados em música latina admitidos na Berklee College of Music,  o auxílio tem duração de quatro anos e valor máximo de US$ 200 mil. As inscrições podem ser feitas por meio deste link até dia 10 de abril.

Universidade Johns Hopkins -  A universidade americana Johns Hopkins inaugurou recentemente a bolsa de estudos em homenagem a Marielle Franco, vereadora assassinada em março de 2018 no Rio de Janeiro. O apoio financeiro foi disponibilizado graças a uma doação anônima recebida em nome de Marielle.

A bolsa vai custear parte das despesas do mestrado em relações internacionais com foco na América Latina. O curso faz parte do Programa de Estudos Latino-Americanos (LASP) da School of Advanced International Studies (SAIS) na Johns Hopkins. Candidatos a qualquer curso do SAIS da Johns Hopkins serão considerados para receber a bolsa Marielle Franco, desde que sua área de concentração na pesquisa sejam os estudos latino-americanos. Inscrições podem ser feitas pelo site.

University of Southern California - A Marshall School of Business da University of Southern California (USC) está oferecendo três bolsas para estudantes brasileiros interessados em cursar o seu programa de MBA internacional em 2019. As inscrições estão abertas até 15 de maio de 2019. Entretanto, é aconselhável que os candidatos interessados na bolsa se inscrevam o quanto antes.

As bolsas para MBA da USC são oferecidas para candidatos com alto potencial e podem chegar a 50 mil dólares. Os alunos selecionados também receberão auxílio moradia, que pode chegar a 15 mil dólares para quem viaja com os filhos. No total, portanto, o valor da bolsa é de até 65 mil dólares.

Academia Nacional de Ciências da Índia - A INSA (Indian National Science Academy, ou academia nacional de ciências da Índia) está com as inscrições abertas para a JRD-Tata Fellowship. Trata-se de um programa de bolsas para alunos das áreas de exatas e biológicas dos países em desenvolvimento. As inscrições ficam abertas até o dia 30 de abril. O formulário de inscrição pode ser visualizado por meio deste link.

Instituto Breakthrough - Quem busca opções mais curtas e cursos, pode contar com a Breakthrough Generation, iniciativa do programa de pesquisa do Instituto Breakthrough, com sede na Califórnia, Estados Unidos. O objetivo da organização é promover o desenvolvimento de uma nova geração de pensadores e escritores capazes de encontrar novas soluções para os maiores desafios atuais nas áreas de energia, economia e meio ambiente.

Como incentivo, anualmente a instituição oferece bolsas a estudantes recém-formados e pós-graduandos do mundo todo. Eles participam de um programa de verão de dez semanas. As inscrições para a próxima edição, que acontece entre junho e agosto de 2019, estão abertas até 12 de fevereiro.

Sobre o Programa Líderes Estudar - Desde 1991, o programa Líderes Estudar tem como objetivo despertar o potencial dos jovens mais promissores do Brasil. Esses brasileiros recebem todo o suporte necessário para acelerarem seu desenvolvimento pessoal e profissional, além de apoio financeiro para estudar nas melhores universidades do mundo.

Sobre a Fundação Estudar - Fundação Estudar é uma organização sem fins lucrativos que acredita que o Brasil será um país melhor se tivermos mais jovens determinados a seguir uma trajetória de impacto. Criada em 1991, a instituição tem como objetivo disseminar uma cultura de excelência e alavancar os estudos e a carreira de universitários e recém-formados por meio da formação de uma comunidade de líderes, do estímulo à experiência acadêmica no exterior e do apoio à tomada de decisão de carreira. Mais informações: www.estudar.org.br. 

Fonte: Loures Consultoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: