Economia

Planejamento estratégico em 2022 facilita compra de imóveis

Um ponto de extrema relevância nesse processo, apontado por especialistas na área, é estar pautado majoritariamente na razão.

Da redação

Terça - 18/01/2022 às 07:32



Foto: Divulgação Planejamento
Planejamento

Com o início de 2022, novas metas são estabelecidas a curto, médio e longo prazo. Realizar a viagem do sonho, reencontrar amigos e familiares distantes ou comprar um imóvel novo são alguns exemplos. Independentemente do que se deseje alcançar, o planejamento estratégico é a ferramenta balizadora para a boa ou má condução desses objetivos. Quando se visualiza a compra de uma casa ou apartamento, planejar é essencial, especialmente porque se visa obter sucesso durante todo esse processo.

Atividade econômica cresce 0,69% em novembro, diz Banco Central

FGV: inflação medida pelo IGP-10 sobe 1,79% em janeiro

Governadores põem fim ao congelamento de ICMS sobre combustíveis

Com isso, as chances de comprar o novo lar se ampliam exponencialmente. Quando há um planejamento mal feito, muitos sonhos são adiados ou comprometidos. Dessa forma, definir no papel quais passos seguir é algo imprescindível. “Se analisarmos bem, a maioria das pessoas que não concretizam o sonho da casa própria é devido à falta de planejamento financeiro. Hoje no mercado temos casas disponíveis com parcelas do financiamento imobiliário a partir de R$400,00. E como a compra de um imóvel é, sim, um investimento, as pessoas devem necessariamente organizar sua renda familiar quanto à aquisição imobiliária”, explica Pedro, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (CRECI-PI).

Um ponto de extrema relevância nesse processo, apontado por especialistas na área, é estar pautado majoritariamente na razão. Ter discernimento para tomar as melhores decisões é fundamental para evitar surpresas ou falta de controle de toda a situação. Exemplo clássico, e que deve sempre ser obedecido, é nunca comprometer mais de 25% da renda para a compra do novo lar. Assim, agir metodicamente propícia a realização do sonho sem pesadelos ou apertos financeiros.

Importante mencionar, ainda, que é preciso avaliar todos os fatores à disposição antes de tomar a decisão final, como a localização do imóvel que pretende comprar (verificando os prós e contras da região), a valorização futura da residência, os juros e taxas, entre outros aspectos inerentes à negociação. Portanto, buscar o máximo de informações e tirar todas as dúvidas, mesmo que pareçam simples, é o diferencial para estabelecer como meta e conquista do novo amo a aquisição da tão sonhada moradia própria.

 

Fonte: Iconenoticia

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: