Economia

Governadores põem fim ao congelamento de ICMS sobre combustíveis

"Não valorizaram este gesto concreto, não respeitaram o povo", disse Wellington Dias

Da Redação

Sexta - 14/01/2022 às 15:49



Foto: Reprodução Governador Wellington Dias
Governador Wellington Dias

Os governadores decidiram acabar com o congelamento do ICMS sobre os combustíveis a partir de fevereiro deste ano. A decisão foi definida no Comitê Nacional dos Secretários Estaduais de Fazenda (Comsefaz).

O congelamento do ICMS sobre combustíveis foi decidido pelos governadores no fim de outubro do ano passado com o objetivo de tentar frear a escalada de preços e dar um prazo adicional para que União, Petrobras, Congresso e governadores definissem uma medida definitiva.

Em novembro, os estados decidiram suspender o reajuste do ICMS pela variação dos preços de gasolina e diesel na quinzena anterior. O congelamento, no entanto, foi definido só até o fim de janeiro – e não será renovado.

“Fizemos a nossa parte: congelamento do preço de referência para ICMS. Mas não valorizaram este gesto concreto, não respeitaram o povo. A resposta foi aumento, aumento, mais aumento nos preços dos combustíveis”, disse o governador do Piauí, Wellington Dias (PT) ao Blog Valdo Cruz.

A Petrobras reajustou o preço dos combustíveis nas refinarias nesta quarta-feira (12), o primeiro aumento em 77 dias. A alta foi de 4,85% para a gasolina e de 8,08% para o diesel.

Fonte: Valdo Cruz/G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: