A artesã piauiense Nêda Lopes, de 51 anos, recebeu em seu ateliê o jornalista Pedro Bial, que curtiu férias em Barra Grande, no Litoral do Piauí, acompanhado da esposa, Maria Prata, e das três filhas. O encontro foi além de uma simples visita turística, Bial tomou café com a artista, conheceu suas obras feitas com madeiras resgatadas do mar e se emocionou com sua escrita, chegando a gravar um áudio interpretando o poema "Acordei Velho", de autoria de Nêda.
Nêda Lopes é famosa por suas "miniaturas de vilas", que reproduzem o cenário litorâneo do Piauí. O diferencial de sua arte está na matéria-prima. Ela utiliza tábua de canoa, restos de embarcações antigas e peças coletadas na maré após serem trazidas pelo oceano para criar peças retratam casinhas coloridas, poços e varais, capturando a alma de Cajueiro da Praia.
"Uma pessoa muito simples. Me admirei dele ser uma pessoa tão famosa e ser tão simples. Passou a tarde aqui, conversamos, tomamos café, fez muitas perguntas, queria saber de tudo", relatou Nêda sobre a visita de Bial.
A simplicidade e o talento de Nêda já conquistaram uma lista de peso de admiradores que frequentam o Piauí. Além de Bial, outros nomes já levaram um pouco da arte de Nêda para casa, como o Junior Lima, Camila Pitanga, Regina Casé, Sophia Abrahão e Sergio Malheiros.