O Piauí tem 51 municípios com atrasos no pagamento de fornecedores, o que corresponde a 28% das cidades do estado. O dado foi apresentado em levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), sobre o pagamento do 13º salário para o funcionalismo público municipal e a situação fiscal dos Entes.
A pesquisa é realizada anualmente para diagnosticar a situação fiscal dos municípios em relação ao pagamento do 13º salário. Neste ano, o levantamento foi iniciado em 20 de outubro de 2024 e finalizado no dia 06 de dezembro de 2024. Ao todo, 135 gestores dos 224 municípios piauienses participaram da pesquisa, divulgada na sexta-feira (13).
Por ser o último ano de mandato, os gestores foram questionados sobre quais são as maiores dificuldades encontradas pela atual gestão. No Piauí, 20% dos prefeitos responderam que a crise financeira e a falta de recursos foram as maiores dificuldades da atual gestão nos últimos 4 anos. Apesar disso, 79% dos gestores responderam que conseguirão fechar as contas deste ano.
13º salário e folha de pagamento
Cerca de 96% dos gestores piauienses afirmaram que os recursos do adicional de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) deverão contribuir para o pagamento do 13º salário dos servidores.
Os dados do Piauí são positivos em relação aos demais estados. 97% dos gestores responderam que o salário dos servidores municipais está em dia. Além disso, 94% respondeu que a folha de dezembro será paga em dia.
Confira a pesquisa completa: