
O Piauí registrou um crescimento expressivo na abertura de empresas em 2024. Em apenas quatro meses, foram formalizadas 15.172 novas empresas, número que representa praticamente metade (49,97%) do total alcançado em todo o ano passado, segundo dados da Junta Comercial do Estado (Jucepi).
Esse avanço é atribuído principalmente à digitalização e desburocratização dos serviços. Com a modernização, o tempo médio para abrir uma empresa caiu para apenas 16 minutos. “A facilidade e agilidade no processo se tornaram um diferencial”, destacou a presidente da Jucepi, Alzenir Porto.
Os setores que mais se destacam na formalização de novos negócios são o comércio varejista e atacadista, a hotelaria e a prestação de serviços. Alzenir também observa uma mudança no perfil das empresas: além do aumento no número, cresceu também o porte econômico dos novos empreendimentos.
Segundo ela, esse novo cenário está ligado à atuação do governo estadual na promoção do Piauí no exterior. Viagens internacionais do governador Rafael Fonteles, com foco em atrair investidores, teriam contribuído para despertar o interesse de grandes empresas pelo estado.
Fonte: CCOM PI