EMPREENDEDORISMO

Jackeline Alecrim: 'Sou mulher, negra e nunca precisei de vitimismo para me tornar um

Filha de pai caminhoneiro e mãe dona de casa, Jackeline fala com orgulho de sua família


Jackeline Alecrim

Jackeline Alecrim Foto: MF Press Global

A pesquisadora e CEO da Magic Science Brasil, a Dra. Jackeline Alecrim é uma profissional respeitada no meio corporativo e também no meio acadêmico. Pioneira no desenvolvimento de produtos a base de café para combate da calvice e diversas outras pesquisas científicas na área da beleza, superou diversas dificuldades na vida para realizar seus sonhos. Mulher, negra e de origem humilde, a 'cientista da beleza', que é especializada em cosmetologia avançada e professora de pós graduação, vai na contramão das estatísticas, probabilidades e do vitimismo, alcançando destaque internacional. 

O Início

Jackeline Alecrim nasceu em uma pequena cidade do Vale do Jequitinhonha, em Capelinha, interior de Minas Gerais. Desde cedo batalhou muito, aliando sua rotina de trabalho e estudos, para conseguir se formar: "Tudo em se tratando da minha vida foi muito atípico, e isso chama atenção das pessoas. Eu estudei em escola pública a vida inteira, além de ser uma cidade muito pequena do interior de Minas Gerais, sem destaque nacional. Me destaquei na carreira acadêmica e logo após me formar, passei em um concurso para me tornar professora universitária. Tudo aconteceu muito rápido. Hoje nossa pesquisa e o produto que desenvolvemos a partir dela tem reconhecimento nos EUA, Japão, Alemanha, Portugal, Canadá, Suíça e Chile". 

Filha de pai caminhoneiro e mãe dona de casa, Jackeline fala com orgulho de sua família: "Meus pais não tiveram essa oportunidade na infância, mas sempre nos incentivaram e trabalharam duro para formar as três filhas. Devo tudo o que sou a eles. Vendo a dificuldade que passaram para me dar o melhor que tinham, me dediquei muito para não decepcioná-los e para fazer tanto esforço valer a pena. Nunca precisei recorrer ao vitimismo, aprendi com eles o valor do trabalho duro e de criar as próprias oportunidades através do empenho".

Pesquisadora e mulher de negócios

Como consequência de suas pesquisas científicas, a Dra. Jackeline Alecrim fundou a Magic Science Brasil, que hoje possui sede administrativa na cidade de Ipatinga-MG, onde a capelinhense reside atualmente, mantendo ainda dois polos produtivos e tecnológicos, um em Belo Horizonte e o outro no Rio de Janeiro. O negócio conta com mais de dez formulações inovadoras, tendo seus produtos comercializados para clientes de mais de oito países. A empresa dobrou de tamanho no último ano e projeta triplicar o faturamento até o fim de 2019.

A cientista e empresária também aponta que algumas pessoas estão focadas em vender uma imagem inalcançável de sucesso ao invés de promover a igualdade de oportunidades que o ensino pode trazer: "É uma pena o quanto os jovens e a população com maior dificuldade de acesso à educação é afetada com uma ideia de que somente quem estuda em escolas renomadas é capaz de construir uma carreira de sucesso ou alcançar o reconhecimento. Temos vários exemplos nacionais que provam o contrário. Eu posso afirmar com total convicção de que qualquer pessoa pode ser capaz de mudar a própria realidade com dedicação e estudo, seja em instituições públicas ou privadas. O foco deve ser absorver o máximo de conhecimento e não somente títulos. Estudei a vida toda em escola pública, estudei na faculdade com bolsa PROUNI, sem utilizar sistema de cotas, e isso não tirou de mim a possibilidade de chegar até aqui. Todos podem alcançar, ainda que tenham de percorrer a 'milha extra' por causa da falta de recursos".

Fonte: Fabiano Abreu

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: