
O Piauí está fora do horário de verão de 2017, que começa neste domingo (15) à meia-noite, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora até o dia 17 de fevereiro de 2018.
Além da programação da TV, que será antecipada em uma hora, os bancos também abrem mais cedo, às 9h, e fecham às 15h. Os Correios do Piauí mantém o horário de funcionamento.
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) orienta os passageiros que busquem as companhias aéreas para saber sobre eventuais mudanças nos horários dos voos.
Já os concursos públicos nacionais, como o Enem, obedecem o horário brasileiro de verão. As provas do Enem no Piauí, por exemplo, começam uma hora mais cedo. Portanto, os candidatos devem antecipar em uma hora a chegada ao local de prova, já que os horários previstos no cartão de inscrição - que é a hora de Brasília - adotam o horário de verão a partir da 00h de domingo.
Além do Distrito Federal, vão adotar o horário de verão os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.
Adotado no Brasil em 1931, o horário de verão se repete todos os anos desde 1985 com o objetivo de economizar energia nos horários responsáveis pelos picos de consumo no País.
No ano passado, o valor economizado com Horário de Verão foi de R$147,5 milhões.
Fonte: Alinny Maria