INVESTIMENTO

Governo do Piauí investe na revitalização da cultura de alho

O presidente da APPA ressaltou também o apoio da SAF.


Alho

Alho Foto: Divulgação

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), disponibilizará recursos para a Associação Piauiense dos Produtores de Alho (APPA). Objetivo é revitalizar esta cultura no estado e aumentar sua produção.

José Airton Carvalho Dantas, presidente da APPA, destaca a importância da desse incentivo. “O Governo do Estado vem contribuindo e incentivado o cultivo e a produção do alho através de doações de sementes desde 2018. Agora em 2021, realizará essa nova doação e isso alegra muito os nossos produtores. A cultura do alho já foi muito dizimada e agora as novas tecnologias vieram somar e fazer com que ela se expanda ainda mais”, destacou.

Analistas do mercado sobem estimativa de inflação em 2021 e veem alta maior do PIB

Ambev fecha parceria com a startup FNM para a produção de mil veículos elétricos

Dulce Pugliese ultrapassa Luiza Trajano e se torna a mulher mais rica do Brasil


O presidente da APPA ressaltou também o apoio da SAF. “Esta é uma parceria muito importante, pois a secretária tem um olhar voltado para a agricultura e conhece a necessidade do produtor. Com esse apoio, é possível manter os agricultores no campo, isso é de grande importância”, concluiu.

Com o incentivo do Estado, a SAF adquirir as sementes de alho e fazer a doação aos produtores por meio da associação e com o apoio da Câmara Setorial. Em 2021, o investimento irá beneficia 21 municípios, cinco territórios e 180 famílias.

Clébio Coutinho, diretor técnico do Projeto Viva o Semiárido, têm acompanhado a iniciativa de perto e destaca a relevância deste trabalho. “Esta é uma ação importante que objetiva revitalizar uma cultura que teve um papel muito importante, principalmente na renda das famílias. Em 2021, estamos, mais uma vez, poiando a aquisição dessas sementes para que sejam distribuídas para os agricultores”, declarou.

Além dos investimentos na aquisição de sementes, a previsão é de que, em 2021, o Estado incentive a cultura do alho por meio de investimentos na infraestrutura hídrica, com o programa PRO Social da SAF e Emater, o que inclui a perfuração de poços tubulares a fim de aumentar produtividade.

Fonte: Ascom SAF

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: