
Não é de hoje que o aquecimento global está em pauta. Muitas empresas já adotam processos sustentáveis em suas operações e isso contribui para a economia da empresa, bem como ajuda o meio ambiente, ainda mais se o negócio investir na logística reversa.
Mas você sabe o que é logística reversa? Esse modelo está sendo adotado por diversas empresas e está trazendo resultados positivos para os negócios.
A logística reversa
Como o próprio nome diz, a logística reversa é o contrário da tradicional. Ela analisa todos os processos logísticos, e não termina quando o produto chega no estabelecimento.
Isso significa que essa logística engloba também a coleta dos resíduos recicláveis para a produção de novas embalagens e produtos.
Como funciona
Todas as etapas da logística reversa são de responsabilidade das empresas, de acordo com a PNRS - Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Para ser considerada logística reversa, ela precisa passar por etapas completas que vão da indústria, passando pelo distribuidor, varejo, consumidor, chegando na coleta e reciclagem.
Tipo de coleta
Existem diversos modelos de coleta de produtos recicláveis que podem trazer benefícios para o consumidor quanto para a empresa ou varejista, como a:
terceirização com coleta paga
devolução à loja varejista
coleta seletiva
Por que ter a logística reversa na empresa?
Além de todo mundo sair ganhando, as principais vantagens de aplicar a logística reversa na empresa são econômicas e ambientais.
Ambiental
Com a logística reversa, os resíduos descartados diminuem e com isso menos lixo tóxico é produzido, agredindo menos o meio ambiente. Além disso, ao implementar esse sistema, as empresas contribuem com a preservação da natureza.
Econômica
Além de economizar com a compra de matéria-prima e com a gestão de resíduos, especialmente se a empresa utilizar um software de gestão, como o da VG Resíduos, apostar na sustentabilidade faz com que a companhia seja bem vista na sociedade.
A logística reversa é uma aliada da Economia Circular, uma vez que ao retornar para o ciclo produtivo o material deixa de ser resíduo e passa a ser matéria-prima para novos produtos ou tem uma destinação final correta.
O futuro da logística reversa
Este termo foi criado no começo da década de 1990, mas ainda assim é algo novo para muitos empreendedores. Mas como o assunto sobre o meio ambiente está em alta e deve ficar pelos próximos anos, todas as empresas vão ter que se adequar e criar práticas de logística reversa.
Além disso, vale reforçar o quanto este processo promove melhorias na gestão da empresa, reduzindo custos e impactando positivamente na lucratividade dos negócios a longo prazo.